O Google está informando aos usuários brasileiros que geram receita de publicidade de anunciantes que vão ser cobrados tributos sobre transações locais antes de calcular a repartição dos ganhos entre o criador de conteúdo e a plataforma.
De acordo com o comunicado da empresa, a partir de 1º de abril de 2022, vão ser deduzidos 14% de tributos sobre todas as transações locais nas receitas de publicidade geradas com anunciantes brasileiros dentro dos ambientes do Google.
A plataforma estima que a maioria dos criadores de conteúdo vão ter um impacto negativo de cerca de 10% nos ganhos totais com receita de publicidade. No entanto, o valor exato depende da quantidade da receita gerada com anúncios no Brasil.
Entretanto, a empresa salienta que os tributos são deduzidos apenas sobre as receitas de publicidade geradas por anunciantes brasileiros e não afetam outras fontes de ganhos, como o YouTube Premium, clubes dos canais, super chat e super stickers.
A gigante da tecnologia afirma que a decisão foi tomada pelo fato da legislação do nosso país obrigar o Google Brasil a coletar os tributos sobre transações locais ao prestar serviços de publicidade para anunciantes brasileiros.
No ano passado, o Google também começou a taxar em até 30% as receitas com publicidade vindas de visualizações de usuários nos Estados Unidos para cumprir uma determinação do Internal Revenue Service (IRS), equivalente americano da Receita Federal.