Paulo Câmara anuncia bilhete único de ônibus para toda a Região Metropolitana

O pré-candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), trouxe, nesta quarta-feira (14), uma grande notícia para os usuários de ônibus. Ele afirmou que implantará o bilhete único e a tarifa única no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. "O usuário que hoje precisa pegar duas ou três conduções para ir ao trabalho poderá pagar apenas uma passagem, e também não precisará se deslocar para um Terminal Integrado (TI). E o valor único da tarifa será o do Anel A, que hoje custa R$ 2,15", anunciou, explicando que as tarifas B, que custa hoje R$ 2,35, e D, atualmente de R$ 2,75, serão extintas.
Segundo Paulo Câmara, o novo formato trará para o usuário mais tranquilidade, regularidade, rapidez e conforto no seu deslocamento diário. "Por exemplo, o morador de Casa Amarela não vai mais ter que se deslocar para o Terminal Integrado da Macaxeira para poder chegar ao Centro do Recife. Lá da Avenida Norte, perto de casa, ele pode pegar seu ônibus, descer em qualquer ponto do percurso e subir em outro veículo, pagando apenas uma passagem. Da mesma forma, o usuário que mora na região próxima ao corredor da Avenida Beberibe não vai precisar ir até o Centro e ter que pagar outra passagem, quando quiser ir a qualquer lugar da Região Metropolitana", pontuou o pré-candidato, que também assumiu o compromisso de fiscalizar mais o funcionamento dos terminais integrados, que terão mais conforto e eficiência.
A criação da tarifa e do bilhete únicos será possível com a implantação total do Sistema Estrutural Integrado (SEI) pelo Governo do Estado, que reúne linhas de ônibus e metrô, através dos terminais integrados. Há atualmente 18 TIs operando na RMR e outros sete serão implantados até o fim de 2014. Três corredores exclusivos de ônibus estão em fase de conclusão (Leste/Oeste, Norte/Sul e o Ramal da Copa) e outros três estão previstos. Em todos eles, o modelo de transporte será o BRT (Bus Rapid Transit), com ar-condicionado, sistema de segurança, contagem eletrônica de passageiros e GPS.
"Todo esse investimento vai permitir um salto de qualidade no transporte público para cerca de um milhão de pessoas que utilizam diariamente o sistema na RMR. Também faremos parcerias com as prefeituras do Recife e da Região Metropolitana para aprimorar ainda mais o deslocamento dos moradores. Iremos fortalecer medidas simples e eficazes, como a faixa azul implantada pela Prefeitura do Recife. Se o sistema de transporte público funciona bem, mais pessoas passam a utilizá-lo, deixando seus carros em casa. Isso significa menos engarrafamento, menos poluição e menos acidentes", ressaltou Paulo Câmara.
O investimento em alternativas de transporte e deslocamento é imprescindível nas grandes cidades. O tempo de deslocamento médio do morador da RMR para seu trabalho é, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), de 38 minutos. Isso pode ser explicado parcialmente pelo aumento da frota de carros particulares nas ruas. De 527.107, no ano 2000, o número de veículos da Região Metropolitana chegou a 1.197.732, em 2014. O Governo do Estado tem enfrentado esse desafio com uma visão estratégica, com intervenções elaboradas pelo Programa Estadual de Mobilidade (PROMOB), criado em 2010. Além das ações no transporte público do modal ônibus, estão sendo implantados corredores fluviais, novas passarelas de pedestres e melhorias nas calçadas.

Armando defende pauta do setor gesseiro de Pernambuco

Armando defende pauta do setor gesseiro de Pernambuco 

Brasília - O senador Armando Monteiro (PTB), o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB), e o presidente do Sindicato da Indústria do Gesso do Estado de Pernambuco (Sindugesso), Josias Inojosa Filho, foram recebidos nesta quarta-feira (14) pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges Lemos.

Segundo Armando, a reunião serviu para expor ao ministro as dificuldades do setor gesseiro por causa da crescente importação de produtos na área de gesso que se valem do frete marítimo, que é mais barato para entrar no mercado nacional.

Conforme Armando, o gesso do Araripe tem a desvantagem dos custos do transporte, por isso ele entende ser necessário pensar numa medida de política industrial que é a elevação de uma tarifa de importação, hoje muito baixa, e que precisa ser elevada de modo a assegurar a sobrevivência do setor gerador de emprego e renda à população.

“O setor gesseiro é o mais importante arranjo produtivo do semiárido nordestino. Portanto, precisamos apoiar esse setor que gera tantos empregos em Pernambuco”, disse Armando, que considerou a reunião muito positiva.

Pernambuco tem 97% das reservas de gipsita do Brasil. São quase 700 empresas entre minas, calcinadoras e fabricantes de artefatos de gesso. De acordo com Armando, o ministro deu a indicação de que, por meio da Camex (Câmera de Comércio Exterior), vai estudar esta medida.

Na foto, da esquerda para a direita: 
Hildeberto Alencar (diretor do Sindugesso), Josias Inojosa Filho (presidente do Sindugesso), Senador Armando Monteiro, Ministro Mauro Borges e deputado federal Jorge Côrte Real

Crédito da foto: Ana Luisa Souza/divulgação

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