Já informamos em outras postagens que o governo do estado através de uma empresa contrata, retomou a recuperação da PE-218, no percusso Bom Conselho - Divisa com Alagoas, num total de 18 km de distância. A pista recebeu uma nova camada asfáltica, alguns trechos foram alargados, outros passou por um serviço mais apurado, etc. Neste momento a obra está na fase de sinalização horizontal e vertical, além da colocação de placas de sinalização. Mas, o que nos chamou atenção foi a quantidade de quebra-molas construidos ao longo dos 18 km, um total de 19 quebra-molas. Vamos dizer que você está dirigindo seu veículo com destino ao estado de Alagoas, confira a relação de lugares que foram colocados os quebra-molas.
1. Em frente a Transportadora Transgomes
2. Em frente ao Posto Ale Papacaça
3. Na entrada da Sovabom
4. Em frente a Indústria de Laticinios Alami
5. Em frente a churrascaria do Pereira
6. Na entrada para Logradouro dos Leões
7. Antes da Perdigão
8. Entrada para a Perdigão
9. Saida da Perdigão
10. Em frente ao Posto Vitória de Jesus
11. Depois do Posto Fiscal
12. Na entrada do Sitio Cancelas
13. Entrada do Povoado Igreja Nova
14. Saida de Igreja Nova
15. Em frente ao cemitério do Distrito de Lagoa de São José
16. Na entrada para Lagoa de São José
17. Em frente a escola de Lagoa de São José
18. Em frente o posto de gasolina em (saida de Lagoa de São José)
19.Entrada do Distrito de Rainha Isabel
Ufa! A lista é grande. Praticamente um quebra-molas a cada km percorrido. O mais perigoso de todos é o quebra-molas que fica a 50 metros da entrada de Rainha Isabel, por três motivos: primeiro, fica num declive, segundo, será um ponto para assalto, pois o lugar é muito esquisito, terceiro, o Código Brasileiro de Trânsito, proíbe a construção de quebra-molas em vias que o limite de velocidade ultrapasse os 20 km/h. Veja a seguir o que diz o CBT.
"A resolução de nº
39 de 1998, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), considera que a
implantação das ondulações transversais só deve acontecer após estudo de outras
alternativas de engenharia de tráfego e quando estas alternativas se mostrarem
ineficazes para redução de velocidade e acidentes.
Existem dois tipos
de ondulações transversais previstas na legislação de trânsito brasileira. Uma
deve ter comprimento de 1,50 m e altura de até 8 cm, e a outra pode chegar a
3,7 m de comprimento e 10cm de altura. Ambas devem ter largura igual à pista,
mantendo-se as condições de drenagem superficial. Os quebra-molas devem estar
distantes 15m de esquinas ou curvas e não podem ser implantados em vias utilizadas
por transporte coletivo ou onde os limites de velocidade sejam superiores a
20km/h. Os redutores também não podem ser implantados em vias com aclividade
superior a 6%".