DRA. PATRICIA MIRANDA PSICÓLOGA |
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Relacionar-se com si próprio e com outras pessoas é um fator inerente ao ser humano. As primeiras relações começam quando ainda se está no ventre, o contato com a mãe, o carinho do pai, a expectativa pela chegada do bebê. Toda essa interação facilitará o desenvolvimento afetivo das pessoas no decorrer da vida. Depois do nascimento, começa a interação com o meio, ou seja, com a família, amigos, na escola, na igreja. O tempo passa, essas relações são fortalecidas e outras surgem, como no trabalho, o casamento, dentre outras.
A maioria das pessoas busca relacionamentos saudáveis no seu dia-a-dia, porém, algumas delas esquecem de olhar para si, de perceber seus estados internos, suas emoções, limites, sua influência sobre as outras pessoas, além de não reconhecer sua própria importância. É importante estar sempre se auto-avaliando, e através dessa relação intrapessoal, modificar e construir comportamentos assertivos que contribuam para uma relação altruísta consigo mesmo e com o próximo.
Alguns comportamentos dificultam as relações interpessoais, como por exemplo: egoísmo, falta de comunicação, desconfiança, agressividade, ciúme, inveja, arrogância, egocentrismo, isolamento, preconceitos, mau humor. Já outros facilitam essa interação, podemos citar: a confiança, o diálogo, assertividade, demonstração de afeto, solidariedade, cooperação, respeito, compartilhar e o bom humor.Para desenvolver relações interpessoais saudáveis,faz-se necessário focar nos 4 pilares que norteiam os relacionamentos, que são:
1- EMPATIA: É o fato de se identificar com as outras pessoas, de respeitar e se colocar no lugar do outro. Imagine você fazer com o outro, aquilo que você não gostaria que fizessem com você.
2- COMUNICAÇÃO: O Chacrinha já dizia: “ Quem não se comunica se entrubica”. Comunicar-se é uma arte, é necessário saber expresar-se bem, entender o que o outro quer falar. É certo que a má comunicação pode gerar desentendimentos e conflitos interpessoais. Vale salientar, que além da comunicação verbal, existe a não-verbal, e é feita através de expressões corporais.
3- Alteridade: É saber lidar com as diferenças de cada pessoa, ter consciência de que todo ser humano é provido de personalidade, habilidades, costumes, dentre outros, de forma diferenciada. Administrar essas diferenças com sabedoria favorece o desenvolvimento saudável dos relacionamentos.
4- Assertividade: Uma pessoa é assertiva quando é segura no que faz, é confiável e sincera. Sabe dar e receber feedbacks, consegue pormover paz e harmonia nos seus grupos de convivência. Portanto, reflita sobre quem você é, se descubra, desenvolva suas competências, abra novas portas e seja feliz.
Patricia Gonçalves MirandaPsicóloga, Pós-graduanda em Gestão de Recursos Humanos.