PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO I ENCONTRO MUNDIAL DE BLOGUEIROS NO PARANÁ

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
28 de outubro, sexta-feira
9 horas – abertura oficial do evento com a presença de autoridades e promotores do evento;
10 horas – Debate: “A internet e novo jornalismo”
Ignácio Ramonet (França), criador do jornal Le Monde Diplomatique e autor do livro recém-lançado “A explosão do jornalismo”;
Manuel Castells (Espanha), autor de diversos livros sobre a cultura digital;
Dênis de Moraes, organizador do livro “Mutações do visível: da comunicação de massa à comunicação em rede”;
14 horas – “Experiências da globosfera nos EUA e Europa”
Julian Asange – criador do Wikileaks;
Amy Gooldman – responsável pela rede “Democracy Now”;
Pascual Serrano (Espanha), blogueiro e fundador do sítio Rebelion;

29 de outubro, sábado.
9 horas – Atividades culturais
17 horas – “A globosfera no Brasil”
Paulo Henrique Amorim – autor do Conversa Afiada e jornalista da TV Record;
Luis Nassif – criador do Blog do Nassif;
Hidergard Angel – blogueira do Rio de Janeiro; e
Esmael Morais – blogueiro do Paraná.

30 de outubro, domingo.
9 horas – “Experiências da globosfera na América Latina”
Atilio Boron – blogueiro argentino e ex-coordenador da Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso);
Iroel Sanches – autor do blog La Pupila Insomne e presidente da União de Escritores de Cuba;
Elvis Mori – coordenador da campanha nas redes sociais de Ollanta Humala (Peru);
Pedro Bringler – blogueiro e membro da TV Pública da Argentina.
14 horas – “Experiências da globosfera na Ásia e África”.
Representante das redes sociais do Egito;
Movimento dos blogueiros do Japão;
Movimento de software livre da Índia;
17 horas – Plenária final.
Debate e aprovação da “Carta de Foz do Iguaçu” em defesa da democratização da comunicação;
Definição dos próximos passos da articulação internacional.
*** A programação está sujeita a alterações em virtude da confirmação de convidados internacionais.

O BLOGUEIRO TEM OU NÃO PODER ?

Um Blogueiro é por natureza um indivíduo solitário que trabalha sozinho, que decide sobre o que escreve, se posta ou não naquele dia no seu blog. Uma pessoa com sua consciência e experiência, que filtra as informações julgando cada conteúdo e o que deve ser interpretado e dissertado. É ele e seu teclado! O Sonho de todo Blogueiro, guardada as devidas exceções, é que seu blog seja visitado, lido e repercutido. Mas o questionamento que trago hoje aqui no meu blog é o seguinte: O Blog tem força para influenciar a Mídia ? Primeira analise que eu faço é que o Blog não é um veículo da grande massa, nem mesmo as Redes Sociais conseguiram “ainda” esta proeza. O que é repercutido “nas ruas do centro da cidade” ainda é o que é propagado pelas Redes convencionais de TV, Rádio e Jornais.
Uma coisa que está bombando na blogosfera muito provavelmente pode estar sendo ignorada nas ruas. Claro que as Mídias Sociais, estão mudando este cenário e eu concordo, mas hoje, a realidade ainda é outra. Neste sentido se o seu Blog pretende chegar nesta “grande massa” mire na mídia convencional. Ou seja, crie pautas, notícias e conteúdos inéditos que sejam de interesse jornalístico. Mas tem um ponto importante, a grande mídia só se deixa influenciar por um blogueiro de credibilidade. Isso porque muitos Blogueiros vendem opinião e perdem espaço, pelo menos na mídia séria! Pois bem, um Blog tem força e influência entre seus leitores assiduos, nos segmentos, tribos e canais de divulgação específicos, de acordo com os temas abordados. O poder de um blog não está em quantos visitam, mas sim em quem visita. Não podemos deixar de lembrar que o Web Jornalismo tem um papel importante no apoio e divulgação dos Blogs na internet. Essa é a minha opinião. Se determinado assunto é propagado pelo menos na blogosfera e nas Redes Sociais, fique satisfeito, seu Blog está gerando Buzz.
TEXTO DE JoaoKepler
Blogueiro

Feira Agro Pedagógica de Garanhuns

Nós, Professores de Práticas Agrícolas, juntamente com os Estudantes da Educação de Jovens e Adultos Destinada às Populações do ...