1 de fevereiro de 2025

Nota de informação da prefeitura de Bom Conselho

A Prefeitura Municipal de Bom Conselho vem a público esclarecer que está cumprindo a decisão da Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), que determinou o fechamento dos perímetros que funcionavam como lixão e área de transbordo no município.

A ativação do local irregular, realizada pela gestão anterior, previa o depósito de resíduos em uma área privada localizada às margens da PE-218, em desacordo com os requisitos essenciais para a preservação do meio ambiente e o bem-estar social.

Diante dessa irregularidade, ainda em dezembro de 2024, a equipe de transição do novo governo reuniu-se com representantes do TCE, do CPRH e ex-secretários para compreender a situação. Desde então, mostrou-se empenhada em colaborar plenamente com o Tribunal de Contas.

Assim, informa que o local foi devidamente limpo e interditado, e que o envio de toda a coleta está sendo direcionado para um aterro sanitário licenciado, situado no município de Iati, no agreste de Pernambuco.

“Desde o dia 2 de janeiro de 2025, não existe mais área de transbordo nem lixão em Bom Conselho. Embora a multa de R$ 50 mil tenha sido encaminhada para a antiga gestão, iremos efetuar o pagamento e seguir cumprindo o que determina a lei”, informa o atual secretário de Infraestrutura de Bom Conselho, Francisco dos Anjos.

A Prefeitura permanece à disposição para mais esclarecimentos e reafirma seu compromisso com a saúde e segurança de toda a população.

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