Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) aponta que Alagoas teve 39 casos confirmados de meningocócica entre agosto de 2022 e 2 de janeiro de 2024. Nesse período, segundo o órgão, houve 15 mortes em decorrência da doença. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (3).
Segundo a Sesau, do total de 39 casos, 29 foram do Tipo B e os outros 10 não foram identificados. Além disso, em pelo menos 17 casos, os pacientes foram crianças de 1 a 4 anos, sendo essa a faixa etária proeminente.
Nessa segunda-feira (1), uma criança de um ano e três meses de idade morreu de meningite pneumocócica. O menino morava em Arapiraca e deu duas entradas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, que fica na cidade do Agreste de Alagoas.
Na primeira delas, a criança apresentou febre, vômitos, falta de apetite e a genitora relatou que a filho tinha um "chiado" no peito desde o dia 30 do mês passado.
Os municípios com a maior incidência de casos são Maceió, Atalaia, Flexeiras e São Luís do Quitunde. A doença meningocócica pode ser transmitida através do contato com alimentos e água contaminados, na sua forma viral, e através da respiração, em sua variante bacteriana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."