Entrevista com a professora Maria Aparecida Póvoas ao documentarista Cláudio André O Poeta

 

Ao documentarista Cláudio André O Poeta, a professora Maria Aparecida Póvoas, falou o motivo e o que a fez interessar-se pela educação. É uma história formidável, vale apena assistir a entrevista.
Veja o vídeo e compartilhe!

CNH com 16 anos de idade. Você aprova?

Um projeto de lei inovador está sendo debatido atualmente na Câmara dos Deputados, trazendo à tona a questão da idade mínima para a condução de veículos no Brasil. O PL nº 314/2023 visa modificar a Lei nº 9.503/1997, que estabeleceu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com o intuito de possibilitar a emissão da Permissão para Dirigir (PPD) aos jovens com idade a partir de dezesseis anos.

O responsável por apresentar essa proposta é o deputado Roberto Duarte (Republicanos-AC), que manifestou sua visão questionadora acerca da atual proibição imposta aos jovens de 16 anos para a condução de automóveis e motocicletas.

Vivemos em uma sociedade onde os jovens brasileiros estão constantemente evoluindo e amadurecendo, num ritmo diferenciado de outros países. É um fato reconhecido que, no Brasil, os jovens a partir dos dezesseis anos têm o direito ao voto, participando efetivamente do cenário político nacional. 

Portanto, é uma incongruência mantermos a restrição que impede estes mesmos jovens de obterem a permissão para dirigir”, argumentou o deputado em sua fala no plenário.

Entrevista: Dona Geni Póvoas - Uma das maiores personalidades do distrito de Caldeirões

Dona Geni Póvoas, aos 88 anos de idade, expõe uma vivacidade incrível. Contou-nos sobre sua infância, sua vida e a construção de sua família de 10 filhos.

Foi uma aula de sabedoria que tivemos com dona Geni Póvoas, uma das personalidades do distrito de Caldeirões na zona rural de Bom Conselho.

Assista as entrevistas!
Inscreva-se no canal
Compartilhe os vídeos com seus amigos.


Parte 01

Parte 02

Séries: Os cemitérios de Bom Conselho (Parte 01)

O blog do Poeta começa uma série de reportagens sobre os cemitérios existentes em Bom Conselho, mais um trabalho de pesquisa que colabora com o desenvolvimento da terra de Papacaça.

Você sabe quantos cemitérios existem em Bom Conselho? Sabe como surgiram? A partir desta pesquisa comandada pelo documentarista e pesquisador, Claudio André O Poeta, você terá essas informações.

A primeira reportagem começa 
com o cemitério de Lagoa de São José

Cemitério São José, localizado as margens da rodovia frei Caetano de Messina, no distrito de Lagoa de São José, antiga Lagoa da Dominga. A parte do lado esquerdo do cemitério é o lado mais novo (30 anos), que foi comprado pela gestão do ano de 1992.

Filhos ilustres enterrados neste cemitério, por exemplo, o ex-vereador Francisco Ricardo Ramalho da Luz (Da Luz, como era conhecido) e Veturvi Guedes de Oliveira, além de outros personagens que fizeram parte do início do povoamento.

Na verdade, o distrito de Lagoa de São José tem 02 cemitérios em 01, ou seja, na época do prefeito Daniel Brasileiro, um terreno que ficava ao lado que pertencia ao senhor José Carlos da Silva, foi comprado pela prefeitura para ampliação. 

Entenda, na imagem acima está o cemitério antigo da Lagoa de São José, que pelos relatos históricos antigos, ultrapassa os 100 anos, até por que ano 1923 foi a data de construção da igreja da Lagoa de São José, ou seja, esse ano a comunidade comemorou o primeiro centenário do templo religioso.

A pergunta é, quem primeiro foi construído, igreja ou cemitério? Pelos relatos mais antigos, o cemitério já existia antes da igreja, não com o mesmo tamanho atual.

Bom Conselho e seu inverno 2024

Por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira, 09/07, a região sudoeste de Bom Conselho ficou assim, puta neblina. ...