Busto em homenagem ao empresário Hélio Urquisa está sendo feito pelo artista plástico, Antônio Carlos

 

Está sendo feito um busto em homenagem ao empresário e ex-deputado, Helio Urquisa, in memorian. A obra de arte está ficando pronta e recebe a assinatura do gênio da pintura artística, Antônio Carlos. É possível que no próximo aniversário da Rádio Papacaça de Bom Conselho, o monumento esteja pronto para ser inauguado em frente a referida emissora.

Com uma habilidade incrivel em criar obras de arte e fazer imagens sensacionais, Antônio Carlos, é aquele artista genuinamente bonconselhense, que merece todo nosso apoio. 
A direção da rádio Papacaça escolheu o artista certo para homenagear doutor Helio Urquisa, saudosa memória, que quando estava vivo fazia questão de valorizar os artistas bonconselhenses.


A assombração do Apertado da Hora de Bom Conselho

A mulher de branco ou a "peste"

Semanas  passadas, fiz uma narrativa sobre um relato de assombração ou visagem ocorrida no Apertado da Hora (um varedo antigo que liga Bom Conselho a região do sertão) e que serviu de passagem de Lampião e seus cabras no século XIX, quando os cangaceiros estiveram na terra de papacaça. A região é desértica.

Justamente nesse lugar que o senhor Arlindo, tio do professor e geógrafo, José Fábio, ambos residente no sítio Areias, oeste de Bom Conselho, que visualizou uma verdadeira marmota denominada de "a mulher de branco". Diante da narrativa que o senhor Arlindo vivenciou no Apertado da Hora, fizemos uma descrição e encaminhamos para o artista plástico, Antônio Carlos, que fez o retrato falado da referida assombração.


O apertado da Hora, fica por trás da serra do Morro Grande, oeste de Bom Conselho, lugar aesmo, distante de qualquer civilização, onde há relatos por moradores antigos da região de ser um lugar malassombrado. A visagem que seu Arlindo e família viram, ocorreu no início dos anos 90.

Foi numas dessas trilhas ecológicas que juntamente com o geógrafo José Fábio que identificamos o seguinte relato: 
"Era uma velha magra escorada num cacete, alta, com trajes velhos, com um pano amarrado na cabeça, manca de uma perna, tinha um olho mais embaixo e o outro olho mais encima, no lugar lugar do nariz, tinha um buraco e uma perna mais curta que a outra".

Segundo seu Arlindo, chegou a da bom dia, mas a velha não respondeu e quando ele olhou para trás, ela tinha desaparecido. Bom, diante dessa pesquisa, enviamos ao gênio da pintura e chargista, Antônio Carlos, as informações e ele criou o retrato falado (imagem do início do post).

 Antônio Carlos - Artista Plástico
Está pesquisa teve o patrocínio de

Fale agora mesmo com a esteticista Rosangela Galvão 


Bom Conselho e seu inverno 2024

Por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira, 09/07, a região sudoeste de Bom Conselho ficou assim, puta neblina. ...