O potencial do rio Papacacinha que é ignorado pelas autoridades de Bom Conselho

 

A vegetação ripária é um tipo de vegetação presente em espaços próximos a corpos da água, isto é, na zona ripária. O rio Papacacinha já próximo a foz tem esse tipo de vegetação.

A mata ciliar nos últimos 10 km de sua extensão faz com que o rio Papacacinha volte a ter vida depois de sofrer uma descarga de esgoto por 3,3 km quando atravessa a cidade de Bom Conselho.


O termo mata ciliar é mais utilizado devido à sua funcionalidade que se assemelha aos nossos cílios, que nos garante proteção. Quando o rio Papacacinha faz uma curvatura para o lado leste de Bom Conselho, em todo o trecho há mata ciliar evitando o assoreamento.

Nesse trecho do rio Papacacinha tem várias espécies de árboreas

No período chuvoso, o rio Papacacinha consegue arrastar vários troncos de árvores que estavam a beira de sua calha. Neste mesmo trecho há uma grande variedade de pássaros.

SAIBA MAIS

A mata ciliar desempenha inúmeros papeis no ecossistema, entre eles um de suma importância é o processo de filtração das águas de chuvas e enxurradas, que permite:

Menor velocidade do fluxo de água pelo solo;

Menor taxa de erosão e lixiviação do solo para os corpos hídricos;

Maior retenção de nutrientes pelas plantas e solo;

Maior acumulo de água no lençol freático;

Maior taxa de evapotranspiração;

Maior absorção e fixação de dióxido de carbono;

Manutenção da quantidade e da qualidade das águas que chegam aos corpos hídricos;

Filtração de resíduos agroquímicos evitando a poluição dos corpos hídricos;

Somente os trabalhos de retirada do esgoto de dentro do rio e uma ação de florestamento, irão fortalecer a sobrevivência do rio Papacacinha.

Neste mapa, mostra-se claramente que uma mata ciliar vai de 50 a 600 metros de distância da calha de um rio.


De maneira solitária e voluntária, o pesquisador e documentarista, Claudio André O Poeta, está complementando seus conhecimentos através de uma pesquisa detalhada sobre o rio Papacacinha, que inclusive, existe antes que Bom Conselho viesse a se tornar cidade. 
Córregos e riachos são os alimentadores do rio Papacacinha. Este mesmo rio tem grande potencial para irrigação, basta ter uma política pública em seu favor...

Um dia isso acontecerá. Acredito.

Em todo o trecho do rio pelo lado leste de Bom Conselho há várias corredeiras ideias para o banho, pois neste local a correnteza passa por uma filtragem e decantacação natural.

Esta reportagem teve o patrocínio

Brasil vive alta de atentados em escolas e creches desde 2017


Nas últimas duas semanas, os brasileiros observaram o que parecia uma réplica infeliz da mesma notícia. Ataques criminosos em escolas e creches passaram a ser exibidos pelos veículos de imprensa do país. A sensação de alarde, porém, não é por acaso. Desde 2002, foram registrados 25 atentados cometidos nesses espaços. 

Desses, 72% aconteceram de 2017 até agora. Os dados somam informações coletadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e números mapeados pelo Metrópoles.

Ao todo, são 18 casos registrados em pouco mais de 6 anos, em estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. O último episódio ocorreu em Blumenau, no Vale do Itajaí (SC), nessa quarta-feira (5/4), quando um homem de 25 anos invadiu a creche Cantinho do Bom Pastor e matou quatro crianças com um machadinho.

do Metrópole

Mais 1,4 mi de pessoas poderão sacar abono salarial a partir de abril


Mais 1,4 milhão de trabalhadores poderão sacar o abono salarial de 2021 a partir de abril. A Dataprev, estatal responsável pelo cadastro de trabalhadores, fez um novo processamento de dados que resultou na liberação do benefício a mais pessoas neste ano.

A lista de novos beneficiados está disponível a partir desta quarta-feira (5). Quem nasceu de janeiro a junho ou tem o dígito final do Pasep de 0 a 3 receberá em 17 de abril. Para os demais trabalhadores, o abono salarial será liberado conforme o calendário original.

O abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) começou a ser pago em 15 de fevereiro.

Em nota, o Ministério do Trabalho e Emprego informou que a Dataprev reprocessou 2,7 milhões de vínculos que tiveram divergência nas informações prestadas pelos empregadores e identificou 1.383.694 milhão de trabalhadores aptos a receber o benefício no terceiro lotem pago este mês. O valor total do reprocessamento chegou a R$ 1.411.319.401,00, a serem pagos a partir do próximo dia 17l.

O reprocessamento de dados incluiu na lista os trabalhadores com conflitos de dados, como mais de uma inscrição no PIS/Pasep declarada pelos empregadores ou divergências identificadas pela Receita Federal. Desde o ano passado, as declarações das empresas ao e-Social passaram a ser usadas como fonte para a concessão de abono salarial, junto com a tradicional Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Segundo o ministério, a mudança melhorou a identificação das divergências na Receita Federal e agilizou o procedimento. Isso porque a correção dos dados por parte do empregador ou do trabalhador passa a ocorrer de forma automática, com base no cruzamento das informações.

Paulo anuncia reforço na segurança das escolas para evitar tragédia


Nesta quarta-feira (5), o governador de Alagoas, Paulo Dantas, por meio das redes sociais, anunciou que propôs um reforço na segurança das escolas do estado. Ele lamentou o massacre em uma creche, em Blumenau, no estado de Santa Catarina, que deixou quatro crianças mortas, e se solidarizou com as famílias das vítimas.

O governador informou que se comprometeu em reunir os secretários de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, e da Educação, Marcius Beltrão. O objetivo é discutir e elaborar um plano de proteção para as crianças e adolescentes.

“Eu me solidarizo com as famílias de Blumenau. Uma dor que comove todo o país. Estou em oração por todos vocês. Como governador de Alagoas, dei ordem para que os cuidados fossem redobrados, para que tragédias como esta jamais aconteçam em nosso Estado”, disse Paulo.

por A GazetaAL

Feira Agro Pedagógica de Garanhuns

Nós, Professores de Práticas Agrícolas, juntamente com os Estudantes da Educação de Jovens e Adultos Destinada às Populações do ...