Campanha da Fraternidade tem a fome como tema em 2023


Começa nesta quarta-feira (22), a Campanha da Fraternidade 2023 e, pela terceira vez, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) traz a fome como tema de reflexão durante a quaresma – período entre o carnaval e a Páscoa. De acordo com a CNBB, "a emergência sobre o assunto" foi o que motivou a escolha.

Conforme uma pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, divulgada em junho do ano passado, 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer diariamente no país. O número é quase o dobro do contingente estimado em 2020 e representa 14 milhões de pessoas a mais passando fome no Brasil.

Com o tema "Fraternidade e Fome", e o lema bíblico "Dai-lhe vós mesmo de comer!" – extraído de Mateus 14,16 – a CNBB pretende fomentar ações para minimizar os impactos da fome da vida dos brasileiros. O lançamento da campanha está marcado para 10h desta quarta, em Brasília.

"Um dos objetivos é propor aos fiéis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano conforme pede o Papa Francisco", diz a CNBB.

O que é a Campanha da Fraternidade?

A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964 como uma proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à igreja Católica para celebrar a Quaresma. Além das orações e do jejum, o objetivo é "exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico".

Em 1964, o primeiro tema da Campanha da Fraternidade foi "Igreja em Renovação". Depois, a cada ano, um novo assunto ligado foi designado para que os católicos pensassem e agissem.

Partilha, reconciliação, saúde, trabalho, justiça, família, esperança e até tráfico humano já foram tema. Em 2022 a educação pautou as reflexões.

Acordando cedo na cabana do Poeta e exploando o rio Papacacinha

Acordar 5 horas da manhã com essa paisagem é um privilégio para poucos... Esta é a região leste de Bom Conselho.


Aos poucos o jardim da Cabana do Poeta vai ficando com cores...


Em todo leito do rio Papacacinha há uma floração natural que torna ainda mais essencial para a realização de trilhas ecológicas...

Já temos o hábito de agradecer ao Criador em todas as trilhas que realizamos.

O "pretinho" é um dos mascotes da cabana do Poeta.

O carnaval passou, ficaram os momentos de alegria. Prefiro a calmaria, o sossego, o contato com a natureza.

Minha companhia de trilha...
Se você não conhece esse lugar de Bom Conselho, tenha a curiosidade...

Esta árvore está em dormência, que pode ser caracterizada pela ausência temporária da germinação, mesmo quando em condições adequadas de sua ocorrência. Isso permite que inúmeras espécies vegetais sobrevivam às adversidades, sobretudo aquelas que dificultam ou impeçam o seu crescimento vegetativo e reprodutivo.

Na geografia, o termo que se dá a esse tipo de cavidade de "marmita", um processo erosivo realizado pela água e pelo vento. As plantinhas dentro da marmita são baronezas - plantas aquáticas - que se adaptam onde tem água acumulada e locais úmidos.

Queres conhecer a região leste do rio Papacacinha? Entre em contato conosco. Estamos realizando trilhas ecológicas.

Bom Conselho e seu inverno 2024

Por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira, 09/07, a região sudoeste de Bom Conselho ficou assim, puta neblina. ...