31 de julho de 2023

GALINHOS/RN: Conhecer e voltar lá, nunca é demais

 

Parque Eólico Rei dos Ventos, Galinhos/RN

A energia eólica tornou-se uma das alternativas de maior potencial para o Brasil e para o Rio Grande do Norte. A combinação das torres e as dunas deixou o lugar mais singular e atrativo.

As dunas do Capim rodeadas de lagoas de água salgada fazem o ambiente ainda mais charmoso.

Ao lado do mangue do Amor está um jardim botânico ao ar livre.


Quando retornava do farol após o pôr-do-sol consegui fazer esse registro de Galinhos.

Quando chegávamos a Salina Diamante Branco, encontramos esse cargueiro atracado para o carregamento de sal grosso para ser levado ao porto de refinamento. Salina Diamante Branco é uma das principais empresas do ramo salineiro presentes na região, realizando atividades de extração e beneficiamento do sal.

Quando a maré baixa, o rio Aratuá torna-se num ambiente gostoso para tomar um tranquilo banho, além da opção de catar mariscos. A cidade é considerada um destino tranquilo, com uma comunidade hospitaleira e acolhedora que recebe os turistas de braços abertos.


A origem do nome de Galinhos remonta aos tempos em que a pesca era a principal atividade econômica da região. Os peixes mais abundantes nas águas próximas ao povoado eram os conhecidos “galos”, porém, eram de tamanho reduzido em comparação a outras espécies. 

Nas Dunas do Capim está instalado o Parque Eólico Rei dos Ventos, responsável pela produção de energia limpa e renovável, por meio da captação da força dos ventos, que são abundantes na região.

Neste mangue é um verdadeiro berço de guaiamuns, uma espécie de carangueijo.

Esse é o destino ideal para quem – assim como eu – é apaixonado por belas paisagens, lugares paradisíacos e longe de toda agitação. Galinhos é sinônimo de tudo isso.

Um casal que deseja se autoencontrar, vai a Galinhos e faz um tour a pé, como fizemos dias atrás. Curtir a tranquilidade do lugar é simplesmente parar o relógio do tempo.

Por ser uma península, existem dois acessos, um é de barco, por isso a primeira parada é o porto de Pratagi. Nesse passeio de barco, vimos o manguezal e as dunas. 

Conhecemos de perto as Salinas, local onde produzem toneladas de sal por dia (O Rio Grande do Norte é um dos principais produtores de sal do país). A nossa ida até Galos foi de bug, muita aventura.

O mangue do Amor é aquele lugarzinho que você escuta as batidas do seu coração e o som do vento e da maré.

Sabe aquele lugar que parece que parou no tempo? Nada de carros, buzinas, motos e poluição. Galinhos é assim...

Praia do Farol, Galinhos, RN

Ponta da Barra, Galinhos, RN

Uma península a 160 km de Natal, que abriga uma vila de pescadores,cenários incríveis que incluem além de belas praias desertas, salinas, dunas e mangues. Perfeita para os amantes da natureza que querem relaxar longe da agitação.

Recomendamos a sua ida a Galinhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."