14 de maio de 2023

Motoristas de app devem parar amanhã e cobram maior repasse de tarifas


Motoristas de aplicativos como Uber e 99 promovem uma paralisação nesta segunda-feira (15) em todo o Brasil. A categoria reivindica melhores condições de trabalho e repasses mais altos nas tarifas das corridas e a paralisação deve durar 24 horas.

Em Alagoas, a mobilização terá como ponto de encontro o Papódromo, a partir das 8h, onde tendas serão montadas. O presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativo do Estado de Alagoas (Ampeal), Alex Félix, explica que todos os motoristas estão sendo convocados para que apoiem a paralisação.

"A ideia é somente manter o celular desligado e não trabalhar como forma de protesto. Vamos ficar um 'day off' e mostrar a todos a gravidade da situação quando um motorista não está em operação. Esperamos contar com no mínimo 50% de adesão dos motoristas por aplicativos em Alagoas", colocou o presidente.

As reivindicações da categoria são inúmeras. "Vão desde reajustes a repasses melhores nas tarifas, redução de taxas, além de maior segurança, melhoria da plataforma no quesito ferramentas. Queremos a viagem mínima de R$ 10,00 e o valor de R$ 2,00 por quilômetro. Estamos lutando para que os motoristas tenham mais dignidade, melhores condições de trabalho e assim seguirmos oferecendo um serviço de qualidade a população", acrescentou Alex Félix.

As informações repassadas pela Federação dos Motoristas Por Aplicativos do Brasil (Fembrapp) e pela Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp) apontam que as empresas de transporte chegam a ficar com quase 60% do valor da corrida, fato que dificulta que os motoristas tenham lucro no final do dia. Desde 2016 não há um reajuste no valor repassado ao motorista. Em 2019, houve um aumento de centavos na corrida que, na prática, não afetou os rendimentos dos colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."