Os dias de céu nublado e de chuvas de fraca a moderada serão constantes a partir das próximas semanas. Isso porque o mês de junho se aproxima e, com ele, a previsão é de que o acumulado mensal de precipitações fique em torno de 300 mm somente no Litoral.
De acordo com o meteorologista Roni Guedes, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o volume esperado está dentro da média para o período. Para o mês de junho, há ainda a expectativa de que chova uma média de 230 mm nas Zonas da Mata Norte e Sul e 120 mm no Agreste.
“Junho é o mês mais chuvoso nas três regiões. A chuva vai seguir o padrão normal a partir desta semana. Em média, chove em torno de 18 dias no mês de junho. Desses 18, uns três ou quatro dias são mais significativos e precisam de monitoramento”, informou Roni Guedes.
O meteorologista explicou que o fenômeno mais frequente neste período chuvoso, que vai até o mês de agosto, é o Onda de Leste, responsável por provocar chuvas principalmente no Litoral. Durante atuação do sistema, as temperaturas tendem a diminuir, voltando ao normal somente em setembro.
“Estamos entrando no padrão normal de inverno. Dificilmente, vai voltar aquelas situações de céu claro, sem nebulosidade, com temperaturas aquecidas. A tendência, agora, é que o tempo fique mais nublado, com chuvas, principalmente, nas madrugadas e nas primeiras horas da manhã”, informou Roni Guedes.
Da Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."