Na tardezinha deste domingo, 09/04, consegui me aproximar bastante e fotografar esta linda coruja por vários ângulos. O que ela me ensinou? Tenha equilíbrio e olhar atento a tudo que estiver a sua volta.
Estrigiformes são aves da ordem Strigiformes, que inclui aves de rapina, tais como corujas, mochos e murucututu. São caçadoras eficientes, usando sobretudo seus olhos extremamente aguçados e movimentos rápidos.
Eu fiquei fascinado com o olhar da coruja e sua vaidade em cima de uma estaca a beira da estrada que da acesso a minha cabana. As corujas são aves que apresentam algumas características bem típicas, como olhos grandes voltados para a frente, bicos curvos e fortes, garras com unhas afiadas e encurvadas, e plumagem macia. Algumas corujas são pequenas, pesando cerca de 60 gramas, enquanto outras podem pesar mais de 1 kg.
A coruja fica numa posição vertical usando penas um pé, enquanto que o outro fica escondido em suas penas, enquanto ela fica limpando com o bico as sujeiras de suas penas. O comportamento de tranquilidade e segurança da coruja é fascinante.
As corujas conseguem emitir uma grande variedade de sons, como ganidos, assobios, latidos e sílvios. Durante a estação de reprodução, os chamados delas corujas conseguem ser ouvidos de uma boa distância. As fêmeas normalmente possuem vozes mais agudas do que os machos.
SAIBA MAIS
Corujas são aves que apresentam cabeça grande, rosto achatado, grandes olhos e bico forte e curvado. São animais, em sua maioria, noturnos e bem adaptados a viver na escuridão, sendo capazes, por exemplo, de capturar suas presas mesmo contando apenas com a luminosidade garantida pela Lua.
Graças aos hábitos noturnos, as corujas são conhecidas também como “rainhas da noite”.
As corujas mexem muito com o imaginário popular, sendo reconhecidas em algumas culturas como símbolo de prosperidade e sabedoria, enquanto em outras são relacionadas com azar, morte e entidades amaldiçoadas.
Devido à associação com o mau agouro, muitas corujas são mortas pela população. Sendo assim, é importante deixar o preconceito de lado, conhecer melhor esses incríveis animais e cobrar políticas de conservação que assegurem a sobrevivência dessa espécie e de vários outros animais que estão frequentemente sujeitos à ação prejudicial do homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."