Na tarde desta segunda-feira, 20/03, o tempo formou-se para chuva e pelo que observamos, as nuvens carregadas deslocaram-se de leste para oeste do município de Bom Conselho. A chuva mais intensa ocorreu na zona rural do município, mais precisamente do lado leste, onde tem os sítios Papacacinha, serra dos Martins e outros.
O temporal demorou mais de meia-hora, suficiente para provocar aumento da vazão do rio Papacacinha. Por um instante e por aproximação das nuvens carregadas com as secas (por isso que estava um calorão antes), provocou a queda de um raio próximo as moradas que existem no sítio Papacacinha. Por sorte, ninguém se feriu, mas provocou a queda de energia (arriando uma canela que fica em um dos postes de iluminação da comunidade).
Eu, não estava no referido sítio no momento, mas segundo informações, o raio caiu numa propriedade a beira do rio Papacacinha.
Foi preciso ligar para Neoenergia para que a equipe de manutenção fizesse o reparo na rede elétrica que foi danificado pelo raio.
SAIBA MAIS
O que é queda de raio?
O fenômeno é uma consequência do acúmulo de cargas elétricas opostas entre as nuvens, o solo ou o ar. Quando a diferença entre cargas positivas e negativas é forte o suficiente, a descarga ocorre e a eletricidade é escoada temporariamente equalizando as cargas.
O que fazer em uma queda de raio?
Busque refúgio no interior de edifícios. Mantenha-se longe de árvores isoladas. Não permaneça dentro d'água durante as tempestades. Em casa, permaneça longe de portas e janelas.
Como sabemos se o raio caiu perto ou longe?
Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê a luz do raio e se escuta o trovão e dividir por três
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."