13 de fevereiro de 2023

Bom Conselho e a origem do Carimbó. Há coincidências, sim, senhor.

 

Leito do rio Papacacinha, Bom Conselho, Pernambuco

Ultimamente, venho mostrando um outro lado da terra de Papacaça, longe da buraqueira urbana, longe da má administração, longe da falta de iluminação pública, longe da "falta de educação" daqueles e daquelas que jogam lixo dentro do rio Papacacinha (um problema secundário), por que o principal, é o esgoto de toda cidade, que cai dentro do rio. 

As vezes, além de ficar vendo e ouvindo por uns "noticiosos" de Bom Coinselho, que o voto vendido ou trocado por uns "cacos de telha", "tapinhas nas costas", remédio de 1 real, mini cesta básica ou "bola canarinho", nada disso foi um bom negócio, dai quero crer que os eleitores bonconselhenses foram enfeitiçados pelo "feitiço caboclo de dona Onete de Belém do Pará".

Para quem não ler, não sabe ou nunca ouviu falar, dona Onete, é uma persona conhecida na música paraense, executora de uma forma particular de interpretar o Carimbó, batizado por ela de “Carimbó Chamegado”.

SAIBA MAIS
O carimbó é um ritmo amazônico, típico do Pará, que nasceu das mãos calejadas e dos pés descalços dos agricultores paraenses. Um ritmo, uma dança, uma identidade. 
O nome carimbó ou curimbó vem do tupi: curi é pau oco e m'bó é furado.

Em síntese, a gestão municipal de Bom Conselho, é um verdadeiro "carimbó em Tupi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."