UE pretende reverter redução da população de abelhas até 2030





A União Europeia (UE) anunciou, nesta terça-feira (24/1), propostas para tentar reverter o “declínio alarmante” da população de abelhas – e outros insetos polinizadores – nos países do bloco até 2030.

Segundo a UE, o principal objetivo é “melhorar a conservação dos polinizadores e combater as causas do declínio”. A iniciativa, ainda, pede que os 27 países membros promovam a prática de uma agricultura que proteja as abelhas, independente de ser de origem orgânica ou não-orgânica.

Entre as propostas da UE, estão a conservação das espécies e habitats (em áreas rurais, agrícolas e urbanas), como a restauração deles em áreas de agricultura. Além disso, investir no conhecimento das causas e consequências do declínio de polinizadores.

Durante o anúncio, a União Europeia comunicou que também pretende mitigar o uso de pesticidas, complementando o projeto da Lei de Restauração da Natureza, apresentado em junho de 2022.

Mais de 1.2 milhão de cidadãos europeus assinaram uma petição exigindo o fim dos pesticidas. A organização Save Bees and Farmers (em tradução literal, “Salve as abelhas e fazendeiros”) demanda que a UE, “garanta que a agricultura seja ecológica e livre de pesticidas sintéticos”.

por Gazeta Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."