Você já ouviu falar no rio Papacacinha? Sabe onde fica a nascente? Sabe onde fica a foz? Sabe da importância que ele tem para o município de Bom Conselho? Você conhece seu meandro?
Até antes de surgir o projeto Poeta Viagens e Aventuras não se sabia quase nada sobre o rio Papacacinha e após um trabalho de pesquisa pelo pesquisador e documentarista Cláudio André O Poeta, já se pode encontrar dados importantes sobre esse rio.
O rio Papacacinha tem pelo menos cinco nascentes dentro de uma área de proteção ambiental no sítio Britos, sul de Bom Conselho, distante aproximados 09 km do centro da cidade.
A foz do rio Papacainha fica no distrito de Barra do Brejo, leste de Bom Conselho, distante do centro cerca de 13 km. Neste meandro, o rio já tem vida própria, porém ainda tenta se recuperar da poluição sofrida dentro da cidade.
O meandro do rio Papacacinha tem várias características, da largura a profundidade, do tipo de vegetação em seu entorno a qualidade da água, pois o rio em boa parte do seu trecho sofre com assoreamento e uma poluição desenfreada, justamente quando o rio atravessa a cidade, já que todo o esgoto cai dentro do rio. |
A turbidez da água do rio Papacacinha passa por dois aspectos, um, a poluíção que cai dentro do rio quando atravessa o perímetro urbano, dois, a alta quantidade de sedimentos que é provocada pelo assoreamento.
Todas as imagens acima foram feitas pelo documentarista e pesquisador Claudio André O Poeta, em dos trechos próximo a foz do rio que está localizado no distrito de Barra do Brejo. Por 01 km percorrido por dentro do rio, pode se ver que a decantação ocorrida após a cidade, ajuda o rio a respirar e ter vida própria.
Enquanto trilhávamos pelo leito do rio Papacacinha, encontramos uma das mais perigosas lagartas de fogo da fauna brasileira, a taturana conhecida como tromba de elefante. Uma vez que a lagarta de fogo entra em contato com a pele humana, é preciso agir rápido para controlar as consequências. Os sintomas aparecem de imediato e podem ser tratados com a ajuda de compressas frias ou geladas.
As águas das nascentes do rio Papacacinha que ficam no sítio Britos, sul de Bom Conselho, são limpas, prontas para o consumo humano, porém quando o rio sobe sentido norte e quando chega no represamento do Açude da Nação, no perímetro urbano da cidade (por uns 03 km), o rio passa por uma transformação trágica, já que todo o esgoto urbano é jogado no rio, deixando-o praticamente morto...
Após 03 km do centro da cidade, quando pega a curvatura sentido leste, e por ter pelo menos 03 grandes barragens no seu percurso, que servem para fazer a decantação de toda sujeira, o rio volta a respirar, mas precisando imediato de um plano de conservação.
Acima está uma das corredeiras do rio Papacacinha. Desse lugar para o encontro com o rio Paraiba do Meio que está no distrito de Barra do Brejo, da uns 6 km. Em todo esse trecho há uma mata ciliar, ao contrário do meandro que sai da nascente até o açude da Nação, que praticamente não tem arborização a beira do rio. Da nascente a foz, o rio tem um percusso de aproximados 25 km.
Você sabia que Bom Conselho tem 08 rios? Isso mesmo. Vejam bem:
A oeste: Rios Salgado e Traipu - Inseridos nas Bacia Hidrográfica do rio São Francisco
A leste: Caborge, Calumbi
A sul: Papacacinha, Buladim e Bálsamo
A norte: Paraiba do Meio
Observação: Os rios Caborge, Papacacinha, Calumbi e Bálsamo, estão incluídos na Bacia Hidrográfica do rio Paraiba do Meio, que nasce na comunidade João Ferreira (Saloá), que no passado pertenceu a Bom Conselho.
Aguardem a segunda parte deste documentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."