Em 1735, o Capitão-mór Domingos de Faria construiu a capela de Na. Sra. da Conceição

De acordo com o que diz a tradição, o capitão Antônio Ferreira Guimarães e o tenente Domingos de Farias Castro, sendo o primeiro, dono da fazenda Bertioga e o segundo, dono da fazenda Passagem, morando nos extremos da antiga fazenda Cabaceiras e sendo muito religiosos, combinaram levantar uma capela no lugar onde se encontrassem, partindo cada um a pé da casa grande de suas propriedades.

Os dois povoadores se encontraram e trocaram saudações numa elevação de terra ao norte da cidade, junto a um riacho que mais tarde recebeu o nome de Riacho da Igreja. Provavelmente foi esta capela, construída no ano de 1720 em honra e glória a N. S da Conceição que serviu provisoriamente de igreja matriz, logo depois da posse do vigário Plácido da Silva Santos que cuidou da edificação da matriz, substituindo assim a antiga erguida.

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Município de Cabaceiras, foi criada por força de lei provincial de número 41, do dia 29 de agosto do ano de 1835 e provida canonicamente por Sua Excelência Reverendíssima Dom João da Purificação Marques Perdigão, Bispo de Olinda, pernambucano nomeando como seu primeiro vigário o Padre Plácido da Silva Santos.

Até o ano de 1959, a paróquia de N. S. da Conceição de Cabaceiras, contava com o Centro do Apostolado da Oração, Pia União das Filhas de Maria, Conferência Vicentina, Obra das Vocações Sacerdotais, Irmandade de N. S. do Desterro fundada em 1886 e a de N. S. do Rosário, posteriormente.

A paroquia de N S da Conceição abrangia nesta época 2796 km e a população do município atingiu a 30.954 habitantes. Limitava-se ao norte com a paróquia de S J do Cariri, a leste com sede Episcopal de Campina Grande, ao sul com as paróquias de Aroeiras e Umbuzeiro e a Oeste com a paróquia de Surubim, da Província Eclesiástica de Olinda, Pernambuco.

Foi fundador de Cabaceiras o Capitão-mór Domingos de Faria Castro, português nascido em Cheleiros, casado com a caririense Isabel Rodrigues de Oliveira, filha de Isabel Rodrigues e do Capitão Pascácio de Oliveira Ledo, do clã dos Oliveira Ledo, sertanistas e grandes sesmeiros na Paraíba. 

Ao casar com o então Tenente Domingos de Faria Castro, Isabel Rodrigues de Oliveira levou como dote uma légua de terra, sítio denominado Pasto das Bestas; e sua irmã Cristina Rodrigues de Oliveira, casada com o Capitão Antônio Ferreira Guimarães, levou por dote uma parte do sítio Cabaceiras, no valor também de 250$000 (duzentos e cinqüenta mil réis).

CRUZEIRO DA VIRGEM - UM ATRATIVO RELIGIOSO DE 102 ANOS DE HISTÓRIA E FÉ POPULAR

A cidade de Cabaceiras, no cariri paraibano, realiza há 101 anos a tradicional Romaria do Cruzeiro da Virgem, que já está na sua 102ª edição. O evento  reúne romeiros e fieis da Paraíba e do estado vizinho de Pernambuco, que fazem suas preces a Menina Josepha.

A história

Desde 1920, quando houve o primeiro milagre da VIRGEM que o local virou peregrinação religiosa.

De acordo com história, a menina Josepha se perdeu e morreu no mato com fome e sede, após três dias foi encontrada e sepultada no mesmo lugar.

O pai de Josepha mandou marcar o túmulo com uma cruz de madeira de aroeira e meses após foi encontrado um buquê de rosas ao pé desta cruz com uma cartinha agradecendo por uma cura.

Quem alcançou algum milagre por intercessão da Virgem Josepha, escolhe o dia das romarias para levar roupas, brinquedos, pedaços de madeira em forma de pé, braço, perna, mão, etc.

A partir desta cura, romeiros começaram a procurar o lugar e o padre Inácio Cavalcante Albuquerque, tio de Josepha, construiu uma capela e iniciou celebrações eucarísticas no dia da morte da sua sobrinha.

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Cabaceiras, sempre promove as missas e demais atos religiosos na metade do mês de outubro de cada ano.

Eu, particularmente nunca tinha ouvido falar neste atrativo religioso, mas viajar é assim... Descobertas, aprendizagens, histórias a contar...

Conta-se também que, no ano de 1920 a menina Josefa, de quase 5 anos, foi buscar no mato da Fazenda Cancelas, quixabas com suas irmãs. 

Ela se perdeu e apesar de muitas buscas, somente foi encontrada sem vida dois dias depois. No lugar de sua morte, seus pais colocaram um cruzeiro. 

Os pagamentos de promessas são os mais variados...

Tornou-se então lugar de pagar promessas e peregrinação. E 1953, seu tio Padre Inácio Cavalcante, construiu ao lado deste cruzeiro uma capela, dedicada a Nossa Senhora de Fátima.

Cabaceira é cenário de filme e uma religiosidade popular fervorosa

Hoje, em todo terceiro domingo do mês de outubro, o fiéis da região visitam este cruzeiro em grandes romarias. 

Quer se hospedar em Cabaceiras?

Hotel Fazenda Rancho da Ema

Patrocinadores





Memorial Cinematográfico de Cabaceiras/PB, a Roliúde Nordestina

 

Aula de teatro ao ar livre em Cabaceiras

Neste tour por Cabaceiras, fomos conhecer o Memorial Cinematográfico da Roliúde Nordestina. 

Saiba como surgiu esse memorial.

O Memorial Cinematográfico de Cabaceiras foi inaugurado no ano de 2007 e atualmente abriga uma exposição permanente dedicada ao cinema produzido na região de Cabaceiras no sertão paraibano onde podemos conhecer fotos e objetos das gravações de filmes, séries, documentários e novelas ambientados no município, o local antes foi uma sala de projeção de filmes.


Por conta do seu histórico de produções cinematográficas como célebre filme “O Auto da Compadecida” lançado em 1999 baseado no livro do escritor paraibano Ariano Suassuna. Devido ao sucesso obtido por este e inúmeras produções realizadas a cidade recebeu o título de “Hollywood Nordestina” mas tendo sua adaptação para o português como “Roliúde Nordestina” onde podemos ver um enorme letreiro na entrada da cidade.
Estima-se que mais de 30 produções cinematográficas tenham sido realizadas em Cabaceiras, o clima seco e árido com a menor precipitação pluviométrica favorece ao local as melhores condições climáticas para filmagens.  


Um dos lugares mais procurados para locação é o Lajedo do Pai Mateus, o cinema acabou se consolidando como um importante atrativo turístico para a cidade com apenas 5 mil habitantes.
Tudo em Cabaceiras vira em filme.

Acima está o cenário de uma das partes do filme Auto da Compadecida, na área do https://www.instagram.com/ranchodaema/

Patrocinadores


CABACEIRAS: A ROLIÚDE NORDESTINA QUE POR NATUREZA TEM CENÁRIO DE FILME

Cabaceiras é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na Região Geográfica Imediata de Campina Grande. Está a 300 metros de altitude. Sua sede fica a 180 km de João Pessoa, capital do estado. A cidade é tida como a Roliúde Nordestina, devido a produção de uma centena de filmes brasileiros.
 
Distante 14 km do centro de Cabaceiras, está o povoado Ribeira, que fica na Rota do Couro. Nesta oportunidade, fomos conhecer o Museu Nordestino do Couro. Durante os três dias do II Festival Nacional do Couro, o número de visitantes aumentou consideravelmente. Foi no museu que vimos vários tipos de peças de variadas cidades do Nordeste.

Neste citytour por Cabaceiras, visitamos o Memorial Cenográfico, onde você faz uma viagem através do conhecimento, pois encontramos a cronologia dos anos que antecederam as produções cinematográficas em Cabaceiras. Encontramos a caracterizado de cangaceiro, seu Manoel, 77 anos de idade e de histórias, já que ele foi um dos figurantes do filme Auto da Compadecida.

Na igreja de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município de Cabaceiras, pudemos reencenar os tempos de seminário em Salvador na Bahia. Esta igreja foi utilizada como laboratório e cenário para o filme Auto da Compadecida, obra literária de Ariano Suassuna. Em 1835, foi criada a paróquia de N. S. da Conceição, de Cabaceiras.

O bode é rei em Cabaceiras. No hotel fazenda Racho da Ema, encontramos um borrego que tem o alcinha de Teo, que logo se familiariza com os visitantes. Já no centro da cidade, é muito fácil de encontrar em praças, ruas, esquinas, comércio, a simbologia do BODE, que mexe com a economia local.

Para onde você vai em Cabaceiras tem cenário de filme. No hotel fazenda Racho da Ema, foi um dos locais utilizados pela produção do filme Auto da Compadecida, especialmente nas cenas do enterro da CACHORRA, que os donos era Dora e Eurico, personagens fictícios do enredo literário.

A casinha e o enterro da cachorra de Dora (personagem do filme Auto da Compadecida), permanece preservada e virou ponto turístico do hotel fazenda Rancho da Ema.

Criatório de pássaros é um dos locais que vale apena conhecer, já que reúne várias espécies. É bom lembrar que os pássaros são livres para se alimentarem e voar...

Criatório de galinhas do hotel fazenda Rancho da Ema
Foi fundador de Cabaceiras o Capitão-mor Domingos de Faria Castro, português nascido em Cheleiros, casado com a caririense Isabel Rodrigues de Oliveira, filha de Isabel Rodrigues e sua irmã Cristina Rodrigues de Oliveira, casada com o Capitão Antônio Ferreira Guimarães, levou por dote uma parte do sítio Cabaceiras, no valor também de 250$000 (duzentos e cinquenta mil réis).

Queres acampar? Queres sossego? Queres tranquilidade? Então conheça o hotel fazenda Rancho da Ema. Visite o Instagram @hotelfazendaranchodaema

Eu e minha nega, estivemos visitando o letreiro mais famoso da Paraíba que fica na cidade de Cabaceira. Interessante, que este letreiro não fica na entrada da cidade, mas numa área urbana e dentro da vegetação de caatinga.


SAIBA MAIS
Cabaceiras está localizado na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, e nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Paraíba, região do Alto Paraíba. Seus principais cursos d’ água são os rios Taperoá, Paraíba e Boa Vista, e os riachos do Pombo, Gangorra, Pocinho, da Varjota, do Tanque, Fundo, Algodoais, do Junco e Macambira. 
No município situa-se o Açude Público Epitácio Pessoa ou do Boqueirão (450.424.550 m3). Composta de caatinga arbustiva, típica das regiões mais áridas do Nordeste, com cactos, arbustos e vegetação típicos como xiquexique, coroa-de-frade, juazeiro, umbuzeiro e jurema, entre outras.

Cheguei a uma fase da vida que viver é o caminho mais eficiente para uma qualidade de vida emocional. Parei de me preocupar demais pelos outros... Acampei mais uma vez e desta vez, no hotel fazenda Rancho da Ema, que foi utilizado como cenário do filme Auto da Compadecida.

Quando estamos chegando em Cabaceiras olha que maravilha... Ponte bem sinalizada, pintada, limpa e quando chega a noite fica bem iluminada. Da gosto chegar num lugar assim... Diferente da detonada e mal administrada Bom Conselho/PE, que tornou-se numa cidade fantasma.

Por todos os lados o bode é Rei em Cabaceiras.


Patrocinador




Bom Conselho e seu inverno 2024

Por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira, 09/07, a região sudoeste de Bom Conselho ficou assim, puta neblina. ...