Fiocruz alerta para alta de casos de covid-19 em quatro estados


O Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado hoje (10), mostra aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados por covid-19 entre a população adulta dos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Os casos com comprovação laboratorial para o vírus Sars-CoV-2 se referem à semana epidemiológica 44, de 30 de outubro a 5 de novembro, e com os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 7 de novembro.

De acordo com o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, a atualização do boletim alerta o país para a disseminação da doença, após a constatação de aumento no Amazonas na semana passada.

“Na atualização, a gente observa não apenas a manutenção dessa tendência no estado do Amazonas, mas também em outros três estados. É importante lembrar que os dados de resultados laboratoriais são parciais, são informações ainda incompletas em relação ao cenário recente e ainda assim foi possível observar aumento nos casos comprovados.

Catador de recicláveis tem mão dilacerada após explosão de latinha no centro de Maceió


Um catador de material reciclável foi atingido por uma explosão, na manhã desta quinta-feira (10), enquanto recolhia latinhas de refrigerante em uma rua situada no centro de Maceió. O homem, identificado como Jorge Quirino da Silva, de 50 anos, que vive em situação de rua, teve uma das mãos dilaceradas.

O fato aconteceu na Rua Dr. Costa Leite, para onde o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e fez o atendimento da vítima, que foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE). Além dos graves ferimentos na mão, ele também apresentava ferimento na região do rosto, braços e tórax. Apesar dos ferimentos, a vítima estava consciente quando foi socorrida pelo Samu.

A Polícia Militar (PM) também foi acionada para a ocorrência. Os militares devem averiguar se as latinhas, onde estariam os possíveis explosivos, ainda representam algum tipo de risco para a população. O local onde aconteceu o fato foi isolado.

A explosão causou apreensão entre os moradores da localidade, que informaram que é comum o descarte irregular de lixo na região. Reginaldo Bastos, que trabalha em um dos prédios da região, contou que o barulho da explosão foi muito alto e que, após ela ocorrer, só foi possível ver a vítima rolando no chão.

Começa nesta quinta o 15º Encontro Nordestino do Xaxado em Serra Talhada

 


Shows, oficinas de dança, feiras de artesanato local, mostra de comedoria sertaneja e passeios turísticos. Tudo isso está previsto na programação do 15º Encontro Nordestino do Xaxado, que tem início na próxima quinta-feira (10) e segue até domingo (dia 13), em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, Pernambuco.

E o evento não acontecerá em um só lugar, pois terá polo na Estação do Forró, na Feira Livre da cidade, em escolas públicas, no Sítio Passagem das Pedras – onde nasceu o cangaceiro Lampião, e na Fazenda Pedreira.

O Encontro Nordestino do Xaxado foi realizado pela primeira vez há 20 anos, em 2002, e tornou-se um dos mais importantes eventos do interior do estado. De acordo com Cleonice Maria, presidente da Fundação Cabras de Lampião e produtora do Encontro, esta 15ª edição foi planejada para ocupar os espaços emblemáticos da batalha cultural de Serra Talhada.

“Na Estação do Forró, principal polo de apresentações, está instalado o Museu do Cangaço, o Parque de Esculturas Ronaldo Aureliano e a Academia Serra-talhadense de Letras. O Pátio da Feira Livre tem uma relação estreita com a história do grupo Cabras de Lampião, pois foi onde tudo começou e onde fizeram a sua primeira apresentação. As escolas são lugares que sempre abriram as portas para que pudéssemos ensaiar, nos reunir e construir essa história. E o Sítio Passagem das Pedras é uma expressão de conquista por espaço de qualidade para fruição de produção artística”, explicou ela.

“Os grupos que foram selecionados e convidados são grupos que têm trajetória de luta e resistência em suas cidades e região, que conhecemos nas estradas da cultura, nos festivais e que sempre contribuíram bastante com a nossa caminhada”, acrescentou Cleonice.

Seguindo a programação, visitantes e moradores de Serra Talhada vão poder curtir, por exemplo, as apresentações dos grupos vindos do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Alagoas, como também de Pernambuco, e participar das oficinas de dança ministrada pelos dançarinos de Os Cabras de Lampião.

O 15º Encontro Nordestino do Xaxado é uma produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião e da Agência Cultural de Criação e Produção, em parceria com a Prefeitura Municipal de Serra Talhada e com a Fundação Cultural de Serra Talhada. O evento tem incentivo do Funcultura, da Fundarpe, da Secretaria Estadual de Cultura e do Governo de Pernambuco. A programação completa está disponível no site: www.museudocangaco.com.br

Lirio-do-vento - Uma planta nativa da Argentina adaptada na caatinga nordestina


A planta Zephyranthes candida, popularmente conhecida como o lírio do vento ou zefirantes, é uma herbácea originária da Argentina. Porém, no Brasil, é comum encontrar essa flor no litoral sul, principalmente nos meses mais quentes, quando ela dá um  verdadeiro espetáculo de beleza.
 

O significado do nome da flor lírio do vento é de origem grega: “zephyros”, significa o vento oeste e “anthos” significa uma flor nativa do hemisfério ocidental.
Bom, na verdade, o que me fez registrar a flor Lírio-do-vento, foi além de sua beleza natural, nos fez refletir que mesmo em solos arenosos, espinhosos, rasos, amargos, desertos, podemos continuar com nosso irradiando o nosso brilho natural, sendo diferente em tudo, até quando o sol se esconder por trás das nuvens negras do horizonte.

Doze municípios alagoanos não atingem meta de vacinação contra a poliomielite


A campanha de vacinação contra a poliomielite chegou ao fim no dia 31 de outubro e, mesmo tendo sido prorrogada mais de uma vez, doze municípios alagoanos não atingiram a meta de imunização preconizada pelo Ministério de Saúde, que é o de vacinar a partir de 95% do público-alvo: crianças entre 1 e 4 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, Maceió é o município alagoano que teve o pior percentual de vacinação, 57,40% do público-alvo. Até o dia 2 de novembro, a capital alagoana havia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, aplicado 27.206 doses. A cobertura total é de 51.840 doses em crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade.

Os doze municípios que não atingiram a meta foram:

  1. Maceió - 57,40%
  2. Novo Lino - 55,18%
  3. Mata Grande - 71,64%
  4. Boca da Mata - 72,46%
  5. Capela - 75,77%
  6. Carneiros - 77,03%
  7. Cacimbinhas - 80,90%
  8. Mar Vermelho - 82,61%
  9. Estrela de Alagoas - 84,26%
  10. Ibateguara - 86,64%
  11. Pão de Açúcar - 86,70%
  12. Olho D'Água Grande - 89,80%
  13. Segundo o médico infectologista, Fernando Maia, essa é uma doença com grande capacidade de deixar sequelas graves e permanentes. “Essa é uma vacina disponível nos postos e não justifica essa falta de adesão. Talvez a baixa cobertura vacinal se deva, ironicamente, ao sucesso da vacina. Como não se foi registrado um caso de poliomielite, as pessoas acham que a doença não existe mais e tenderam a relaxar na vacinação. A doença não acontece justamente por causa do sucesso da imunização no público-alvo, mas é importante, indispensável e urgente que se mantenha essa vacinação. Com a queda dos níveis vacinais há um grande risco da reintrodução da doença no Brasil”, alertou.

    Para se vacinar, basta que os pais ou responsáveis com as crianças se dirijam a uma unidade de saúde mais próxima munidos de documento oficial com foto e cartão de vacina.

Bom Conselho e seu inverno 2024

Por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira, 09/07, a região sudoeste de Bom Conselho ficou assim, puta neblina. ...