Exercícios físicos moderados aumentam memória recente, diz pesquisa

Claudio André O Poeta - Serra de Meirus, Pão de Açúcar/AL


A maneira como você se exercita pode interferir na sua capacidade de memorizar informações. Pesquisadores da Universidade de Dartmouth, em New Hampshire (EUA), chegaram à conclusão após comparar as habilidades cognitivas de pessoas que faziam diferentes tipos de exercícios.

Para a pesquisa, foram avaliadas informações de 113 voluntários rastreados por dispositivos de monitoramento de sinais vitais. Durante os testes, eles foram desafiados a lembrar de palavras, recordar a localização de objetos específicos dentro de um espaço, aprender palavras de outro idioma e responder um questionário após ver um vídeo curto.

Os voluntários que faziam atividades físicas moderadas – como yoga e pilates – apresentaram melhor desempenho nos testes de memória episódica quando comparados aos que realizavam treinos mais intensos. A memória episódica ajuda a lembrar de eventos específicos e de fatos que aconteceram há pouco tempo. Ela é ativada para lembrar qual foi a refeição mais recente, por exemplo, ou onde a pessoa esteve no último fim de semana.

Entre os praticantes de exercícios mais intensos – como corrida, natação e boxe, por exemplo – os testes de memória apontaram um aumento da capacidade de espacial, que permite lembranças e recordações de longo prazo e também armazena informações de localização e orientação.

Segundo o neurologista e neurocirurgião do Hospital Santa Lúcia, Amauri Godinho Amauri, os dois tipos de memória são muito importantes, o que reforça a importância de as pessoas incluírem atividades físicas na rotina. 

“Movimento é vida, ele é importante para que o paciente se movimente, previna complicações e melhore a capacidade cardiorespiratória, a mobilidade e a saúde mental”, avalia o médico.

Caso uma pessoa tenha episódios constantes de esquecimento e falta de foco, além de se exercitar, é importante também procurar um médico para avaliar possíveis quadros psiquiátricos ou neurodegenerativos. Quanto mais cedo for diagnosticado, melhores são as respostas aos tratamentos.

Consulta de vista grátis é na Ótica Bom Conselho dia 24 de setembro

 


Está precisando ter uma melhor qualidade de vida? Fale com a massoterapeuta Andréia Melo neste momento

 

Andréia Melo - Massoterapeuta

A massoterapeuta, Andréia Melo, faz um trabalho diferenciado proporcionando qualidade de vida para suas clientes. Doutora Andréia, trabalha com massagem relaxante, terapêutica, liberação miosfascial e ventosaterapia. 

Quer falar agora mesmo com a massoterapeuta, Andréia Melo? 

Ligue agora para (82) 9 9684-7589 (WhatsApp)


O Blog do Poeta da as boas vindas para a referida massoterapeuta, como a mais nova parceira desta plataforma digital.

Tite confirma escalação da Seleção Brasileira com quinteto ofensivo e improviso na lateral



A Seleção Brasileira fez, nesta quarta-feira, o penúltimo treino antes de entrar em campo para o amistoso contra Gana, na sexta, às 15h30 (de Brasília). Na atividade, realizada no Estádio Océane, em Le Havre, na França, local da partida, o técnico Tite confirmou a escalação que já havia esboçado no dia anterior.

No penúltimo jogo antes da estreia na Copa do Mundo do Qatar, o treinador vai mandar a campo o quinteto ofensivo formado por Lucas Paquetá, Neymar, Raphinha, Vini Jr e Richarlison. Uma das novidades está na lateral-direita: Tite vai observar novamente Éder Militão no setor.

O jogador do Real Madrid (ESP) já tinha atuado na lateral no segundo tempo do amistoso contra o Japão, em junho. Vale lembrar que Danilo, da Juventus (ITA) foi o único jogador dessa posição convocado para as partidas. Na esquerda, Alex Telles deve ser o titular. Alex Sandro foi cortado por lesão.

A escalação para o jogo com Gana deve terAlisson, Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Telles; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Vini Jr, Raphinha e Richarlison.

Maceió se mantém entre as seis capitais em nível epidêmico de Síndrome Respiratória Aguda Grave



Maceió segue entre as seis capitais do pais em macros para nível epidêmico de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). É o que aponta o mais recente Boletim InfoGripe, divulgado nesta quarta-feira (21), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As capitais no mesmo nível são: João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Velho e Rio de Janeiro. Também há quatro cidades em macrorregiões de saúde em nível pré-epidêmico: Belém, Cuiabá, Palmas e São Luís.

As demais capitais foram consideradas em macros em nível alto. No entanto, não há nenhuma em nível muito alto e nenhuma em nível extremamente alto.

Os dados do levantamento levam em consideração os dados inseridos no SIVEP-Gripe até o dia 12/09/2022, correspondendo a Semana epidemiológica 36: 04/09/2022 a 10/09/2022.

por Gazeta Web

A deficiência das pessoas está no pensamento pequeno e retrógrado

Praia de Tambaba / Paraíba

Texto para os puritanos de plantão.

DEFICIÊNCIAS

DEFICIENTE é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, s/ ter consciência de que é dono do seu destino.

LOUCO é quem não procura ser feliz c/ o que possui.

CEGO é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos p/ seus míseros problemas e pequenas dores.

SURDO é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado p/ o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

MUDO é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

PARALÍTICO é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

DIABÉTICO é quem não consegue ser doce.

ANÃO é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

MISERÁVEIS são todos que não conseguem falar com Deus.

"A amizade é um amor que nunca morre."

(Mário Quintana)

Bom Conselho e seu inverno 2024

Por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira, 09/07, a região sudoeste de Bom Conselho ficou assim, puta neblina. ...