Até agora, mais de 2,6 milhões de pessoas foram recenseadas, que representa 80% da população estimada para este ano. A meta é finalizar essa fase ainda durante este mês, com prazo de conclusão de até 2 de dezembro.
“Quando a gente vê a quantidade de indígenas dentro do total do Brasil não chama muito a atenção, mas achamos algo interessante. Agora, já encontramos mais de 23 mil que se autodeclararam, um aumento grande em relação a 2010. Esse número ainda deve aumentar. Isso merece uma análise mais profunda”, destaca Alcides Tenório Júnior, superintendente do IBGE em Alagoas.
Os dados apontam também que 3,58% da população quilombola do país está em Alagoas. O percentual parece pequeno, mas em relação aos outros estados, a proporção é considerada expressiva. Mais de 36 mil pessoas que se autodeclaram quilombolas respondem pela primeira vez ao Censo.
O balanço foi divulgado nessa terça-feira (1) e mostram que desde o início da operação, em 1º de agosto, até o dia 31 de outubro, foram recenseadas 2.696.091 pessoas em Alagoas, pouco mais de 80% da população estimada para 2022. As mulheres representam 52,18% desse total; os homens, 47,81%. Em três meses de coleta, o IBGE já aplicou o questionário do Censo em 890.921 domicílios. Estima-se visitar mais de 1,1 milhão de moradias até o começo de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."