A história
Desde 1920, quando houve o primeiro milagre da VIRGEM que o local virou peregrinação religiosa. |
De acordo com história, a menina Josepha se perdeu e morreu no mato com fome e sede, após três dias foi encontrada e sepultada no mesmo lugar.
O pai de Josepha mandou marcar o túmulo com uma cruz de madeira de aroeira e meses após foi encontrado um buquê de rosas ao pé desta cruz com uma cartinha agradecendo por uma cura.
Quem alcançou algum milagre por intercessão da Virgem Josepha, escolhe o dia das romarias para levar roupas, brinquedos, pedaços de madeira em forma de pé, braço, perna, mão, etc. |
A partir desta cura, romeiros começaram a procurar o lugar e o padre Inácio Cavalcante Albuquerque, tio de Josepha, construiu uma capela e iniciou celebrações eucarísticas no dia da morte da sua sobrinha.
A paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Cabaceiras, sempre promove as missas e demais atos religiosos na metade do mês de outubro de cada ano.
Eu, particularmente nunca tinha ouvido falar neste atrativo religioso, mas viajar é assim... Descobertas, aprendizagens, histórias a contar... |
Conta-se também que, no ano de 1920 a menina Josefa, de quase 5 anos, foi buscar no mato da Fazenda Cancelas, quixabas com suas irmãs.
Ela se perdeu e apesar de muitas buscas, somente foi encontrada sem vida dois dias depois. No lugar de sua morte, seus pais colocaram um cruzeiro.
Os pagamentos de promessas são os mais variados... |
Tornou-se então lugar de pagar promessas e peregrinação. E 1953, seu tio Padre Inácio Cavalcante, construiu ao lado deste cruzeiro uma capela, dedicada a Nossa Senhora de Fátima.
Cabaceira é cenário de filme e uma religiosidade popular fervorosa |
Hoje, em todo terceiro domingo do mês de outubro, o fiéis da região visitam este cruzeiro em grandes romarias.
Quer se hospedar em Cabaceiras?
Patrocinadores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."