Cabaceiras é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na Região Geográfica Imediata de Campina Grande. Está a 300 metros de altitude. Sua sede fica a 180 km de João Pessoa, capital do estado. A cidade é tida como a Roliúde Nordestina, devido a produção de uma centena de filmes brasileiros.
Distante 14 km do centro de Cabaceiras, está o povoado Ribeira, que fica na Rota do Couro. Nesta oportunidade, fomos conhecer o Museu Nordestino do Couro. Durante os três dias do II Festival Nacional do Couro, o número de visitantes aumentou consideravelmente. Foi no museu que vimos vários tipos de peças de variadas cidades do Nordeste.
O bode é rei em Cabaceiras. No hotel fazenda Racho da Ema, encontramos um borrego que tem o alcinha de Teo, que logo se familiariza com os visitantes. Já no centro da cidade, é muito fácil de encontrar em praças, ruas, esquinas, comércio, a simbologia do BODE, que mexe com a economia local.
A casinha e o enterro da cachorra de Dora (personagem do filme Auto da Compadecida), permanece preservada e virou ponto turístico do hotel fazenda Rancho da Ema. |
Criatório de pássaros é um dos locais que vale apena conhecer, já que reúne várias espécies. É bom lembrar que os pássaros são livres para se alimentarem e voar... |
Criatório de galinhas do hotel fazenda Rancho da Ema |
Foi fundador de Cabaceiras o Capitão-mor Domingos de Faria Castro, português nascido em Cheleiros, casado com a caririense Isabel Rodrigues de Oliveira, filha de Isabel Rodrigues e sua irmã Cristina Rodrigues de Oliveira, casada com o Capitão Antônio Ferreira Guimarães, levou por dote uma parte do sítio Cabaceiras, no valor também de 250$000 (duzentos e cinquenta mil réis).
Queres acampar? Queres sossego? Queres tranquilidade? Então conheça o hotel fazenda Rancho da Ema. Visite o Instagram @hotelfazendaranchodaema |
SAIBA MAIS
Cabaceiras está localizado na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, e nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Paraíba, região do Alto Paraíba. Seus principais cursos d’ água são os rios Taperoá, Paraíba e Boa Vista, e os riachos do Pombo, Gangorra, Pocinho, da Varjota, do Tanque, Fundo, Algodoais, do Junco e Macambira.
No município situa-se o Açude Público Epitácio Pessoa ou do Boqueirão (450.424.550 m3). Composta de caatinga arbustiva, típica das regiões mais áridas do Nordeste, com cactos, arbustos e vegetação típicos como xiquexique, coroa-de-frade, juazeiro, umbuzeiro e jurema, entre outras.
Patrocinador
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."