29 de novembro de 2022

CABACEIRAS: A ROLIÚDE NORDESTINA QUE POR NATUREZA TEM CENÁRIO DE FILME

Cabaceiras é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na Região Geográfica Imediata de Campina Grande. Está a 300 metros de altitude. Sua sede fica a 180 km de João Pessoa, capital do estado. A cidade é tida como a Roliúde Nordestina, devido a produção de uma centena de filmes brasileiros.
 
Distante 14 km do centro de Cabaceiras, está o povoado Ribeira, que fica na Rota do Couro. Nesta oportunidade, fomos conhecer o Museu Nordestino do Couro. Durante os três dias do II Festival Nacional do Couro, o número de visitantes aumentou consideravelmente. Foi no museu que vimos vários tipos de peças de variadas cidades do Nordeste.

Neste citytour por Cabaceiras, visitamos o Memorial Cenográfico, onde você faz uma viagem através do conhecimento, pois encontramos a cronologia dos anos que antecederam as produções cinematográficas em Cabaceiras. Encontramos a caracterizado de cangaceiro, seu Manoel, 77 anos de idade e de histórias, já que ele foi um dos figurantes do filme Auto da Compadecida.

Na igreja de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município de Cabaceiras, pudemos reencenar os tempos de seminário em Salvador na Bahia. Esta igreja foi utilizada como laboratório e cenário para o filme Auto da Compadecida, obra literária de Ariano Suassuna. Em 1835, foi criada a paróquia de N. S. da Conceição, de Cabaceiras.

O bode é rei em Cabaceiras. No hotel fazenda Racho da Ema, encontramos um borrego que tem o alcinha de Teo, que logo se familiariza com os visitantes. Já no centro da cidade, é muito fácil de encontrar em praças, ruas, esquinas, comércio, a simbologia do BODE, que mexe com a economia local.

Para onde você vai em Cabaceiras tem cenário de filme. No hotel fazenda Racho da Ema, foi um dos locais utilizados pela produção do filme Auto da Compadecida, especialmente nas cenas do enterro da CACHORRA, que os donos era Dora e Eurico, personagens fictícios do enredo literário.

A casinha e o enterro da cachorra de Dora (personagem do filme Auto da Compadecida), permanece preservada e virou ponto turístico do hotel fazenda Rancho da Ema.

Criatório de pássaros é um dos locais que vale apena conhecer, já que reúne várias espécies. É bom lembrar que os pássaros são livres para se alimentarem e voar...

Criatório de galinhas do hotel fazenda Rancho da Ema
Foi fundador de Cabaceiras o Capitão-mor Domingos de Faria Castro, português nascido em Cheleiros, casado com a caririense Isabel Rodrigues de Oliveira, filha de Isabel Rodrigues e sua irmã Cristina Rodrigues de Oliveira, casada com o Capitão Antônio Ferreira Guimarães, levou por dote uma parte do sítio Cabaceiras, no valor também de 250$000 (duzentos e cinquenta mil réis).

Queres acampar? Queres sossego? Queres tranquilidade? Então conheça o hotel fazenda Rancho da Ema. Visite o Instagram @hotelfazendaranchodaema

Eu e minha nega, estivemos visitando o letreiro mais famoso da Paraíba que fica na cidade de Cabaceira. Interessante, que este letreiro não fica na entrada da cidade, mas numa área urbana e dentro da vegetação de caatinga.


SAIBA MAIS
Cabaceiras está localizado na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, e nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Paraíba, região do Alto Paraíba. Seus principais cursos d’ água são os rios Taperoá, Paraíba e Boa Vista, e os riachos do Pombo, Gangorra, Pocinho, da Varjota, do Tanque, Fundo, Algodoais, do Junco e Macambira. 
No município situa-se o Açude Público Epitácio Pessoa ou do Boqueirão (450.424.550 m3). Composta de caatinga arbustiva, típica das regiões mais áridas do Nordeste, com cactos, arbustos e vegetação típicos como xiquexique, coroa-de-frade, juazeiro, umbuzeiro e jurema, entre outras.

Cheguei a uma fase da vida que viver é o caminho mais eficiente para uma qualidade de vida emocional. Parei de me preocupar demais pelos outros... Acampei mais uma vez e desta vez, no hotel fazenda Rancho da Ema, que foi utilizado como cenário do filme Auto da Compadecida.

Quando estamos chegando em Cabaceiras olha que maravilha... Ponte bem sinalizada, pintada, limpa e quando chega a noite fica bem iluminada. Da gosto chegar num lugar assim... Diferente da detonada e mal administrada Bom Conselho/PE, que tornou-se numa cidade fantasma.

Por todos os lados o bode é Rei em Cabaceiras.


Patrocinador




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."