Maceió não atingiu a meta de vacinação infantil mesmo após duas prorrogações do prazo da campanha de vacinação para crianças. Dentre os imunizantes está o da poliomielite. Por causa disso, a capital terá reforço de imunização tanto no sábado, quanto aos domingos deste mês de outubro. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal no município de todos os imunizantes previstos no Calendário Básico de Vacinação Infantil, além da vacina contra a Covid-19.
A baixa vacinação chamou atenção até da Defensoria Pública de Alagoas, que pediu à Prefeitura de Maceió o repasse de informações sobre o que tem sido feito para atingir a meta que, na maioria dos imunizantes, com exceção da BCG, é preciso que vacine 95% do público-alvo.
De acordo com a defensoria, dados do Datasus, referentes ao período de 2013 a 2022, mostram que o Município de Maceió tem registrado acentuada redução da sua cobertura vacinal nos últimos anos, tendo assinalado seu pior nível neste ano, quando todas as vacinas do calendário atingiram pouco mais de 50% da cobertura vacinal.
A Defensoria Pública de Alagoas cobrou a Prefeitura de Maceió para que tome providências imediatas para reverter e frear a queda da cobertura vacinal na capital. O órgão emitiu um ofício no dia 23 de setembro e requereu que a prefeitura apresentasse, em 10 dias, informações sobre como estão sendo realizadas as campanhas de vacinação para garantir a ampliação da imunização em crianças e adolescentes.
O ofício cobra ainda informações sobre a quantidade e aplicação dos recursos enviados pelo Ministério da Saúde ao Município para a vacinação e sobre a aplicação de recursos próprios em campanhas publicitárias com objetivo de estimular a adesão da população à vacinação na capital.
Até essa terça-feira (4), de acordo com dados da Gerência de Imunização, 2.521 crianças de 3 a 4 anos de idade receberam a primeira dose contra a Covid-19 e 394 foram imunizadas com a segunda dose. No entanto, a estimativa é vacinar 28.943 crianças dessa faixa etária. Já entre a população pediátrica de 5 a 11 anos, 64.398 crianças receberam a primeira dose e 39.146 a segunda. A estimativa para essa faixa etária é de 97.570 crianças.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) determina meta de 95% de cobertura vacinal para a maior parte das vacinas do calendário infantil, com exceção das vacinas BCG e VORH, ambas com meta de 90%. A título de comparação, neste ano, até o final de setembro, o Município de Maceió alcançou somente 38% da cobertura vacinal da Tríplice Viral D2, cerca de 50% das metas para as vacinas contra a poliomielite, hepatite B e pentavalente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."