Exercícios físicos moderados aumentam memória recente, diz pesquisa

Claudio André O Poeta - Serra de Meirus, Pão de Açúcar/AL


A maneira como você se exercita pode interferir na sua capacidade de memorizar informações. Pesquisadores da Universidade de Dartmouth, em New Hampshire (EUA), chegaram à conclusão após comparar as habilidades cognitivas de pessoas que faziam diferentes tipos de exercícios.

Para a pesquisa, foram avaliadas informações de 113 voluntários rastreados por dispositivos de monitoramento de sinais vitais. Durante os testes, eles foram desafiados a lembrar de palavras, recordar a localização de objetos específicos dentro de um espaço, aprender palavras de outro idioma e responder um questionário após ver um vídeo curto.

Os voluntários que faziam atividades físicas moderadas – como yoga e pilates – apresentaram melhor desempenho nos testes de memória episódica quando comparados aos que realizavam treinos mais intensos. A memória episódica ajuda a lembrar de eventos específicos e de fatos que aconteceram há pouco tempo. Ela é ativada para lembrar qual foi a refeição mais recente, por exemplo, ou onde a pessoa esteve no último fim de semana.

Entre os praticantes de exercícios mais intensos – como corrida, natação e boxe, por exemplo – os testes de memória apontaram um aumento da capacidade de espacial, que permite lembranças e recordações de longo prazo e também armazena informações de localização e orientação.

Segundo o neurologista e neurocirurgião do Hospital Santa Lúcia, Amauri Godinho Amauri, os dois tipos de memória são muito importantes, o que reforça a importância de as pessoas incluírem atividades físicas na rotina. 

“Movimento é vida, ele é importante para que o paciente se movimente, previna complicações e melhore a capacidade cardiorespiratória, a mobilidade e a saúde mental”, avalia o médico.

Caso uma pessoa tenha episódios constantes de esquecimento e falta de foco, além de se exercitar, é importante também procurar um médico para avaliar possíveis quadros psiquiátricos ou neurodegenerativos. Quanto mais cedo for diagnosticado, melhores são as respostas aos tratamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."