Pico do Jabre, Pedra dos Caboclos e Pedra do Tendó são atrativos para você visitar na PB

O maior símbolo paraibano da Borborema é a serra do Teixeira. Entre os municípios de Maturéia e Mãe d´Água, ela atinge o seu ápice no Pico do Jabre. Este é o ponto mais alto do Estado, com 1.205 metros de altitude.


O Centro de Estudos, Pesquisas e Expressões Culturais de Taperoá – OS SERTÕES, está sempre promovendo algumas OFICINAS de debate e uso dos seguintes instrumentos: Contrabaixo, Guitarra, Sax, Trombone, Violão e Bateria.



A casa de Ariano Suassuna tem um grande acervo de registros documentais sobre a vida e morte do referido dramaturgo.

A arquitetura da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Taperoá impressiona com sua beleza estrutural.

Eu e minha nega chegamos ao topo da pedra do Tendó, localizada as margens da rodovia que da acesso o município de Patos, sertão paraibano.

Pedra do Tendó, também conhecida como Pedra Que Geme é uma grande formação rochosa e ponto turístico da cidade de Teixeira, Paraíba. 

De cima do maciço rochoso granítico com pseudônimo de pedra do Tendó, há uma vista panorâmica do vale do Espinhara.

Os blocos rochosos que se formam ao longo dos 08 quilômetros de extensão da serra da Teixeira, localizada a pouco mais de 300 quilômetros da capital João Pessoa, revelam uma das paisagens mais belas da Paraíba.

A pedra do Tendó é um dos atrativos mais visitados da Paraíba. O sobrenome Teixeira deriva da palavra teixo, nome este de uma árvore gimnospérmica da família das Taxaceae.


Começou a ser usado como sobrenome de família durante o século XII pelo Senhor de Teixeira e Gestaçô, D. Hermígio Mendes de Teixeira, personagem da história contemporánea de Portugal do rei D. Sancho I de Portugal.

A geolocalização da serra do Teixeira mostra claramente o tamanho do acidente geológico ocorrido há milhões de anos. Toda essa região passa por transformação.

O universo mágico dos livros de Ariano Suassuna permeia toda a casa onde tem toda sua história imortalizada. A casa Ariano Suassuna fica no centro da cidade de Taperoá.


Este é o pé do angico branco ou arapiraca. Seu caule é cheio de espinhos, um ato de defesa da própria vegetação.


Pedra dos Caboclos, uma formação rochosa provocada pela erosão pluvial. A dificuldade de chegar ao seu ápice é recompensada pela beleza natural que vemos no horizonte, onde existe uma cordilheira maravilhosa.

Andar por Taperoá é relembrar todo o simbolismo do cangaço e num período sangrento, A biblioteca municipal da cidade de Taperoá homenageia Virgulino Ferreira, Maria Bonita e toda sua trupe. É um verdadeiro reencontro com a história.

Os matagões rochosos estão por todos os lados. A cordilheira formada por toda a região de Patos são verdadeiros atrativos turísticos. O pico do Jabre tem o seu ponto máximo com uma altitude de 1.205 metros.
Chegamos ao centro histórico e cultural de Taperoá. Nesse local, algumas cenas do filme Auto da Compadecida, escrito por Ariano Suassuna, foram filmadas. Lembrando ainda que pelo menos três cidades serviram de cenário durante as gravações.

Outro lugar sensacional para conhecer é a cidade de Matureia, região metropolitana de Patos.

Os relatos ficam para o próximo post...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."

Eros Cauê, aluno da escola técnica estadual de Bom Conselho é premiado em concurso internacional

Meu filho Eros Cauê, aluno do curso de Redes da escola técnica estadual de Bom Conselho, diante de sua dedicação vem se destacan...