Com o verão no auge, as doenças causadas por arboviroses cobram preocupação do estado de Pernambuco. Neste início de ano o risco de um surto bate na porta de 40 municípios pernambucanos. Segundo uma pesquisa da Secretaria Estadual de Saúde, baseada na sexta semana epidemiológica do ano, que corresponde ao período entre os dias 02 de janeiro de 2022 a 12 de fevereiro de 2022, os casos começam a surgir.
Só de Dengue, o estado registrou 1.216, confirmou 79 e descartou 253. No mesmo período do ano passado foram 2.181 casos suspeitos. Em relação a Chikungunya, a pesquisa aponta 406 casos notificados, 40 confirmados e 59 descartados.
No ano passado, o mesmo período registrou 777 casos suspeitos. A Zica ainda é a arbovirose que menos notificou casos neste ano. Cerca de 30 notificações, nenhum confirmado e 19 descartados. Em 2021 foram 191 casos na mesma semana epidemiológica.
Quanto às gestantes, que sempre são foco da apreensão do estado em relação a infecção de uma arbovirose, a pesquisa mostra que 24 já apresentam exantema, que são manchas e erupções na pele, causadas por infecções, por exemplo.
Segundo o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, o LIRAa, realizado entre 3 e 7 de janeiro, são 40 municípios em situação de risco de surto, 96 municípios em situação de alerta e 46 municípios em situação satisfatória.
Via CBN/Recife
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."