8 de fevereiro de 2022

O lado B de Bom Conselho tem história, sim

Quando vamos andando pela região serrana de Bom Conselho, vamos encontrando lugares e paisagens assim... Veja acima a floração do umbuzeiro.

Tenho em minhas andanças, descoberto vales, grotões, nascentes, rios, riachos, matas preservadas e um ar puro maravilhoso para respirar... 

São lugares assim que devemos andar mais... Não são tóxicos, não comprometem os bons sentidos... Isso é turismo, isso é qualidade de vida. Acima está o leito do rio Calumbi, que somente forma-se correnteza no período chuvoso...

Andar por Caldeirões e ver os casarões históricos é como se tivéssemos nas cidades cenográficas dos filmes de faroestes americanos, onde o tempo passa devagar, sem pressa. Outras comunidades, como por exemplo, Rainha Isabel, Lagoa de São José e Barra do Brejo, foram desmembrados de Caldeirões, sinal da importância do lugar para a construção do município de Bom Conselho.

Você conhece a barragem do Bálsamo? Então, você não conhece uma das partes mais bonitas de Bom Conselho. A barragem tem água acumulada das nascente do rio Bálsamo.

Saudade desse lugar... Cachoeira do Poço Escuro, outro lugar fascinante e que no período de chuvas tem uma das quedas d'água mais bonita da região. O assoreamento e o desmatamento estão na iminência de nos próximos anos entupirem o poço e tornar-se no lugar apenas numa corredeira...

Mesmo sendo um rio intermitente, o Calumbi, tem da sua nascente a foz, variações de relevo e em alguns trechos, a água acumulada no sub-solo, provoca quedas d'água. Devido a quantidade de sedimentos e em alguns trechos ficarem em área de brejo, a água escura tem um cheiro forte de lodo.

Relíquias encontradas na fazenda de Tide Tenório

Relíquias encontradas na fazenda de Tide Tenório

Olha que beleza de lustre do século XIX


Nosso trabalho vai continuar mostrando o lado B de Bom Conselho que poucos conhecem.

PATROCINADORES











Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."