Quando vamos andando pela região serrana de Bom Conselho, vamos encontrando lugares e paisagens assim... Veja acima a floração do umbuzeiro.
Tenho em minhas andanças, descoberto vales, grotões, nascentes, rios, riachos, matas preservadas e um ar puro maravilhoso para respirar...
São lugares assim que devemos andar mais... Não são tóxicos, não comprometem os bons sentidos... Isso é turismo, isso é qualidade de vida. Acima está o leito do rio Calumbi, que somente forma-se correnteza no período chuvoso...
Andar por Caldeirões e ver os casarões históricos é como se tivéssemos nas cidades cenográficas dos filmes de faroestes americanos, onde o tempo passa devagar, sem pressa. Outras comunidades, como por exemplo, Rainha Isabel, Lagoa de São José e Barra do Brejo, foram desmembrados de Caldeirões, sinal da importância do lugar para a construção do município de Bom Conselho.
Você conhece a barragem do Bálsamo? Então, você não conhece uma das partes mais bonitas de Bom Conselho. A barragem tem água acumulada das nascente do rio Bálsamo.
Saudade desse lugar... Cachoeira do Poço Escuro, outro lugar fascinante e que no período de chuvas tem uma das quedas d'água mais bonita da região. O assoreamento e o desmatamento estão na iminência de nos próximos anos entupirem o poço e tornar-se no lugar apenas numa corredeira...
Mesmo sendo um rio intermitente, o Calumbi, tem da sua nascente a foz, variações de relevo e em alguns trechos, a água acumulada no sub-solo, provoca quedas d'água. Devido a quantidade de sedimentos e em alguns trechos ficarem em área de brejo, a água escura tem um cheiro forte de lodo.
Relíquias encontradas na fazenda de Tide Tenório |
Relíquias encontradas na fazenda de Tide Tenório |
Olha que beleza de lustre do século XIX |
Nosso trabalho vai continuar mostrando o lado B de Bom Conselho que poucos conhecem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."