O dia da consciência negra, estabelecida pela lei n° 12.519 de novembro de 2011 é uma data para refletir sobre os direitos humanos e sobre valores que exatam a dignidade da pessoa humana. Não apenas para lembrar da morte do líder Zumbi dos Palmares, mas também de toda uma história e seus conjuntos de significados atrelado aos anseios de liberdade.
É dia de se pensar os males que ainda assombram o mundo, como o preconceito e a intolerância, buscando sensibilização e mecanismos e formas que inibam tais problemáticas.
A história do Brasil foi marcada por lutas e resistência às opressões e mesmo em pleno século XXI há um longo caminho para seguir. Apesar da riqueza étnica que é o povo brasileiro cujo o sangue tem traços negro, branco, asiático e índio, é preciso conquistar direitos, respeitos e valorização. A pessoa humana tem que ser tratada com dignidade e jamais diminuída ou discriminada pela cor. Somos uma só nação, a riqueza corre no sangue e nossa cultura é rica pela mistura de diversos povos.
Que nesta data seja cultivada a cultura de direitos humanos, a ética e o respeito a todos.
Texto: José Fábio dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."