No próximo dia 28 de maio, a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas - ASFOPAL, importante Instituição que agrega Mestras e Mestres da Cultura Popular de Alagoas, apresentará a sua Diretoria o documentário, em longa metragem, “Mestres e Entremeios de Folguedos”.
Certamente, o primeiro documentário alagoano, em longa, sobre o tema. A exibição ao público, só deverá acontecer, no entanto, ao final maio, se as condições em que vivemos assim permitirem.
O filme é oriundo de projeto selecionado no edital Mestra Ilda, da FMAC - Maceió, Lei Aldir Blanc e segundo a Presidente, Ana Clara Vasconcelos “traz em imagens, o vigor de nossos ritmos e o brilho de nossas cores, emoldurado pela rica paisagem tropical onde vivemos”.
Em seu conteúdo “Mestres e Entremeios de Folguedos”, desfila oito tradições alagoanas, Reisado, Guerreiro, Pastoril, Baianas, Taieira , Coco de Roda, Mané do Rosário e Fandango, recheado de comentários e declarações de seus Mestres, Mestras e Brincantes, com apresentações ao ar livre, de grupos de convívio familiar, dada as condições atuais de afastamento social.
O documentário vem em substituição a projeto da ASFOPAL que previa uma série de exibições dos grupos de Folguedos, associados, para o grande público.
Impossibilitados de execução por conta das restrições impostas pela pandemia, o prêmio recebido se transformou em um projeto de curta metragem, até seus realizadores entenderem que material de tamanha riqueza merecia a expansão para um longa.
Com assinatura de roteiro, produção e direção, do produtor cultural Vinicius Palmeira (ex-secretário de Cultura de Maceió), o filme foi rodado em sua quase totalidade, ao ar livre, em belas locações da cidade (no Riacho Doce, em Ipioca, na Lagoa Mundau) e no Poxim, povoado com 300 anos, no município de Coruripe.
“Acredito que, “Mestres e Entremeios de Folguedos, possa inspirar aos realizadores do audiovisual a mais títulos em torno da nossa rica e resistente Cultura Popular e como registro, não tenho dúvidas da sua perenidade”, comentou Palmeira.
Com produção lastreada por limitados 50 mil reais, do premio Mestra Ilda , sendo executado em período de pandemia, onde as dificuldades e cuidados, obrigam a adoção rigorosa de protocolos de segurança , a redução drástica de elenco e equipe técnica, “Mestres e Entremeios de Folguedos”, soma o talento de nossos artistas populares e suas tradições seculares, num encontro com a natureza exuberante que cerca a cidade de Maceió e o lindo Povoado Poxim, em Coruripe.
A Direção de Fotografia, de Victor Viana, valoriza movimentos, cores e natureza, traduzidos em diversas imagens velozes, com tomadas aéreas, sob a Direção de Rodrigo Barros.
A montagem e a delicada captura de som, em cenas ao ar livre, ficaram a cargo da Direção de Raphael Pires, num árduo trabalho para filtragem e equalização de som e imagem.
O filme certamente, também ficará marcado, por conter a última apresentação filmada, do grande Mestre Pancho, do Fandango do Pontal da Barra, levado de nós pela pandemia, cerca de dois meses após as filmagens. Nossa gratidão eterna a esse Mestre, cujo grupo se aproxima a seus 100 anos de fundação.
A exuberância de “Mestres e Entremeios de Folguedos”, no entanto, fica a cargo de nossos Artistas Populares, a quem tanto nos orgulhamos e que são o sentido de existir da ASFOPAL.
Em seus 35 anos de criação pelo memorável Ranilson França, a instituição, vem se revigorando nos últimos anos, impulsionada por oportunidades geradas na Política Cultural da Cidade, com a participação em projetos como “Giro dos Folguedos” “Natal dos Folguedos” (FMAC), ou em editais da Lei Aldir Blanc, no Estado (SECULT), selecionada no Prêmio Edna Constant e em Maceió (FMAC), Prêmios Mestra Ilda e Mestra Virginia, que contemplou cerca de 30 Mestres da Cultura Popular.
Sem recursos próprios, a ASFOPAL depende da associação de seus amigos, colaboradores e da atenção do poder público. Na comemoração de seus 35 anos, uma parceria com o Governo do Estado, possibilitará a publicação de catalogo comemorativo com imagens de grupos e seus Mestres.
VIVA a ASFOPAL.
VIVA a resistência da Cultura Popular.
por Keyler Simões
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