Nos últimos dias vivemos grandes emoções. Estivemos documentando um atrativo turístico pedagógico e histórico dentro do Velho Chico. A travessia de canoa foi a grande aventura, mas conhecer a fundo a história tem seu preço. No nosso canal no youtube produzimos documentários sobre o naufrágio da canoa Moxotó em 1917, que vitimou 15 pessoas. A história está imortalizada como o maior acidente de barco dentro do Velho Chico.
Olha a minha preocupação com quem fala ou não gosta de mim. A ilha do Belmonte, no município de Poço Redondo, Sergipe, transmite muita paz, puro sossego para o corpo e alma. É nesse local que você faz uma terapia maravilhosa... Quem não anda, não aprende.
Esse cruzeiro fica no cume do morro da ilha de Belmonte, no meio do rio São Francisco. |
A colonização do território do município teve início no final do século XVII e início do XVIII, e está vinculada ao morgado de Porto da Folha. A instalação do município ocorreu em 1956, quando o então povoado Poço Redondo foi elevado a sede do Município, desmembrando-se do território de Porto da Folha.
O povoado Curralinho surgiu em 1877, onde possua uma escola e ficava às margens do Rio São Francisco. Em 1902, Manuel Pereira se estabeleceu com uma fábrica de descaroçar algodão no arraial Poço de Cima, transferindo-a, logo depois, para uma região a um quilômetro de distância.
Ilha do Belmonte, Poço Redondo, Sergipe |
Num sol escaldante de 32 graus valeu chegar a esse atrativo turístico religioso na ilha de Belmonte. A aventura começa do outro lado do rio até chegar a esse marco religioso construído por volta do ano de 1917, quando ocorreu o naufrágio da canoa Moxotó, há 104 anos.
Eis a importância de uma árvore. Se há 50 metros a temperatura estava acima dos 30 graus, debaixo desse pereiro, na ilha de Belmonte, a temperatura estava mais de 10 graus abaixo. Ficar ai, sentindo o fresco vindo do rio, foi uma sensação maravilhosa.
Quando o nível das águas do Velho Chico está baixo, é possível encontrarmos vários bancos de areia no meio do rio. Na foto acima está o exato lugar do naufrágio da lancha Moxotó, que seguia viagem para Piranhas sob o comando do piloto Rolinha.
No município de Poço Redondo encontra-se a nascente do Rio Sergipe. Também é banhado pelas águas do Rio São Francisco, tendo como povoados ribeirinhos, Curralinho, Jacaré, Cajueiro e Bonsucesso, este último tendo como atrativo a Ilha Belmonte ao sul, no meio ao Rio São Francisco, lá se encontra uma capelinha de oração e também um pequeno cemitério antigo, além disso uma embarcação antiga do tipo Chata pode ser vista naufragada do topo da ilhota onde localiza-se a capela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."