22 de fevereiro de 2021

AÇUDE DA NAÇÃO DE BOM CONSELHO COMPLETARÁ 71 ANOS DE SUA CONSTRUÇÃO

O Açude da Nação é um reservatório a fio d´água com uma área de drenagem própria estimada em 2.470 hectares, com altura de 12 metros, que inicialmente foi formado por um extenso e baixo barramento de vertedouro de concreto, com uma ponte de trafego urbano, na cidade de Bom Conselho. O açude quando está cheio chega a um volume de água que pode ser acumulada 800 milhões de metros cúbicos. 

No ano de 2010, a cabeceira do açude rompeu-se devido a quantidade de chuva que caíra na cidade, muita água acumulada e por conter fissuras em sua estrutura. 

Por sua vez, o governo do estado esteve presente no mês de maio de 2012, quando assinou Ordem de Serviço para reconstruir o Açude da Nação, uma obra orçada em 8 milhões e 400 mil reais e que teve um prazo de 01 ano para o término.

Saiba tambem que o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra Seca), foi o órgão responsável  pela construção da Barragem de Bom Conselho, conhecida por Açude da Nação, no ano de 1950. O açude fica no leito do rio Papacacinha, que corta a cidade de Bom Conselho numa altitude 654 metros, no agreste meridional de Pernambuco.

Informações concedidas pelo jornalista Luís Clério

"José Abílio de Albuquerque Ávila, foi eleito em outubro de 1947, disputou a Assembleia Legislativa e quando assumiu entregou a prefeitura para Dr. Raul Camboim que governou até novembro de 1951, sendo substituído por Alfredo Cavalcanti de Miranda que foi até 1955; e assumiu João Felino Tenório - novembro de 1955 /novembro de 1959; era genro de Zé Abílio, pai de Ismênia e Zefa Maria - Café do Coroné. De Nov/59 a Nov/63 governou Valdemar Tenório Guedes"

Fonte: Livro de Celina Ferro.

Observação: O registro fotográfico acima é do blogueiro Cláudio André O Poeta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."