Vacina da Pfizer é aprovada no Reino Unido e estará disponível na próxima semana

O Reino Unido se tornou o primeiro país do mundo a aprovar a vacina da Pfizer/BioNTech, nesta quarta-feira (2), um passo “histórico” na luta contra a covid-19, que continua batendo recordes de mortalidade nos Estados Unidos

O governo britânico anunciou que a vacina, que atende a “padrões rígidos de segurança, qualidade e eficácia”, estará disponível a partir da próxima semana no país mais atingido da Europa, com 59.000 mortes confirmadas por covid-19.

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos Sanitários do Reino Unido (MHRA) garantiu que, apesar da rapidez de sua aprovação, o processo se deu, respeitando-se todos os protocolos e sem precipitação.

A autorização do regulador britânico é um “momento histórico”, segundo o presidente do laboratório americano Pfizer, Albert Bourla, que desenvolve este projeto com o alemão BioNTech.

Esta é uma notícia “fantástica”, tuitou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Desta forma, o Reino Unido passa à frente de todos os outros países ocidentais e, especialmente, de seus vizinhos da UE.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) afirmou que dará seu parecer em 29 de dezembro, “no mais tardar”, sobre esta vacina e, em 12 de janeiro, sobre a da concorrente americana Moderna, ambas com eficácia perto de 95%. AFP

NA INOVA FARMA TEM A RECARGA PREMIADA

PARTICIPE DA RECARGA PREMIADA DA FARMACIA INOVA FARMA


A FARMACIA INOVA FARMA lança mais uma promoção! É a Recarga Premiada, onde fará com que um dentre os seus clientes receba de volta o valor realizado da recarga no seu celular, o que é uma ótima notícia para quem gosta de recarregar seu celular na FARMACIA INOVA FARMA.

Para participar, basta fazer uma recarga no seu celular (Claro, Tim, OI e Vivo), colocar o comprovante da recarga na urna e pronto, você já esta participando da promoção. O sorteio será realizado dia 1° de cada mês.


A Farmácia Inova Farma fica localizada na rua 15 de Novembro, 30 próximo ao restaurante ponto da barra, funcionamos de Domingo á Domingo e vamos ate você pelo disk entrega grátis 3771-2369 ou pelo whatsapp 98120-5043. 

Org. André Bernardo e Janny Santos.

BOM CONSELHO CHEGA A MARCA DO 1.105 MILÍMETROS DE CHUVA NESTE MÊS DE DEZEMBRO (por Alexandre Tenório)

 

COLUNA ENSAIO GERAL

CHUVAS DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2020

Quando o ano é bom de chuva, é assim. Tivemos uma excelente precipitação neste mês, com 87 mm. Agora o total acumulado do ano é de 1.105 mm. Esperamos que o período de seca em nosso município tenha acabado.

Usina de Sobradinho terá vazão reduzida a partir desta quarta-feira (02/12)

Nesta terça-feira (1º), o diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, em entrevista à Rádio Jornal de Petrolina, afirmou que haverá redução da vazão de Sobradinho a partir de amanhã (2 de dezembro), inicialmente para 1.400 m³/s, chegando ao patamar de 1.100 m³/s, no dia 3, e permanecendo assim até nova avaliação.


O diretor destacou o cenário favorável do Reservatório de Sobradinho que está, neste dia 1º, com aproximadamente 51% de sua capacidade, o que é considerado bom para aguardar as próximas chuvas. “É um cenário diferente daquele que atravessamos em 2015, quando chegamos a 1% à época”, disse.

Diante disso, João Franklin ressaltou que, hoje, “o Nordeste está exportando energia elétrica para as regiões Sul e Sudeste, assim como essas regiões nos ajudaram no período de seca dos anos anteriores”. Ele explicou que como a geração eólica da Região está em alta, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pode tomar essa decisão de reduzir a produção de energia pelas hidrelétricas.

João Henrique Franklin acrescentou que a situação, entretanto, é variável e poderá haver novo aumento de vazão dentro dos patamares operativos regulares, a depender do nível das chuvas – que têm boas perspectivas segundo os institutos de meteorologia. “Passamos muitos anos com o rio seco, agora o Rio São Francisco está reocupando sua calha”.

por Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)

Contratos de namoro: um documento para rejeitar a união estável

Geralmente, se você se apaixona e engata num relacionamento, é comum pensar num futuro com aquela pessoa, certo? Nem sempre. Atualmente, existem formas de "garantir" uma relação que continue sendo namoro, e não passe disso. Os contratos de namoro visam rejeitar a vontade de constituir família, que é um dos principais elementos que categorizam uma união estável.

Por rejeitar o desejo de constituir família em cartório, como um documento, os assinantes do contrato tentam evitar a categorização da relação como união estável. Com isso, evitam as responsabilidades vindas dessa evolução do relacionamento (pensão, herança, possibilidade de responder pelas dívidas da outra parte...). 


Em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM, o advogado Claudio Couto Cordula, da Cordula Advogados, relatou que casais começaram a usar o documento para evitar a evolução do relacionamento há pouco tempo. "Esse contrato de namoro é um fenômeno que passou a permear o universo jurídico nos últimos dois anos, sobretudo no último ano. E que, na verdade, é um documento que um casal de namorados faz, normalmente em cartório, onde eles declaram que possuem uma relação contínua, pública e duradoura, mas que essa relação não tem a intenção de constituir uma família", informou. 


O contrato é uma forma de preservar a proteção patrimonial individual dos envolvidos, afastando as possibilidades de confundir o relacionamento com uma união estável. 


Contudo, de acordo com o advogado, o documento não impede a categorização da relação como união estável caso ela seja identificada pelo juiz responsável pelo caso. "O contrato de namoro não tem esse condão de desconstituir um fato que já existe. A união estável é um fato da vida, é um fato jurídico, que não vai ser modificado por conta de um documento", relatou. 


Então, quando um casal vive uma união estável, onde há uma relação contínua, duradoura, que tem esse objetivo de constituir família, ou que, de fato, constitui uma família, não há um documento que impeça o fato jurídico. 


De acordo com o jurista, o contrato de namoro deve ser realizado com orientação de um advogado da família, que pode aconselhar e direcionar a melhor forma de dar continuidade ao relacionamento de acordo com o desejo de ambas as partes. 


"É preciso haver grande maturidade e certeza do que se pretende. Se existe a intenção de querer continuar namorando, mas não querer constituir uma família, o interessado pode procurar um profissional na área de família para conseguir uma solução", ressaltou Cordula. 


Fonte: Folha PE

Bom Conselho e seu inverno 2024

Por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira, 09/07, a região sudoeste de Bom Conselho ficou assim, puta neblina. ...