A PEDRA CARA DE MACACO E OS ATRATIVOS TURÍSTICOS DO NORTE DA BAHIA

Andar pela caatinga deve-se ter um olhar diferenciado... Como estamos estudando Geologia, estamos a cada dia aperfeiçoando a aprendizagem. As geoformas das rochas nos inspira. Ao olhar para essa rocha o que sua imaginação descreve?

A partir que o sol vai se pondo, o entardecer vai provocando o ocaso de mais um dia, não tenha dúvidas que o cenário natural vai ficando mais ainda encantador.

Como presente, a lua foi aparecendo no horizonte. O dia nem sequer já tinha ido embora.

A pedra Cara de Macaco é uma geoforma de uma rocha sedimentar que está cravada na caatinga do sítio Circo Velho há mais de 15 km do centro da cidade de Santa Brígida, norte baiano. As rochas, as pinturas rupestres, as furnas e cavernas misturam-se com o sincretismo religioso que está enraizado no cotidiano dos sertanejos baianos.

Com uma turma de jovens moradores da capital alagoana, pudemos mostrar para eles uma bioma que eles não tem o costume de ver, que é a caatinga sertaneja.

Quanto mais o entardecer foi se afunilando, mais a lua mostrava sua beleza infinita. Um presente do Criador do Universo. Um cenário único e mágico. Inspira qualquer poeta.

Viajar para a caatinga do sertão da Bahia exige preparo e desapego, mas conhecer o bioma semiárido mais biodiverso do mundo tem as suas compensações: araras-azuis-de-lear voando soltas pela natureza, paisagens inóspitas com paredões e cânions, cactos de todos os tipos e formas.

 Por essa região você vai além da história envolvendo a região de Canudos que por mais de um século ainda tem resquício do conflito sangrento nesse torrão baiano.

Ao vivenciar momentos únicos por esses cenários naturais, compreendi de onde partiu a inspiração de Euclides da Cunha, escritor e jornalista brasileiroquando escreveu "Os Sertões", que é um livro publicado em 1902.  

Para essa turma apresentei um pouco do meu conhecimento na área de geologia e meio ambiente. Alguns deles ainda não tinham a experiência de conhecer o bioma caatinga. Também não sabiam o que são cactos e a riqueza da fauna e da flora.

Nesse período é comum encontrar cajueiros carregados de cajus. Essa árvore suporta longas estiagens.

Euclides da Cunha deixou claro em Os Sertões seu ponto de vista no que se refere ao racismo. Como a maioria dos de sua época, acreditava numa "raça superior", e em sua íntima relação com os de pele clara. Acreditava no embranquecimento dos brasileiros evitando a miscigenação com "raças inferiores", para que se pudesse manter uma certa "estabilidade", e assim, ter uma definição sistematizada da "raça brasileira". A obra foi concebida segundo o esquema rigoroso do determinismo de Taine, que via o homem como um produto de três fatores: meio ambiente, raça e momento histórico.

Do sítio Recanto, zona rural de Santa Brígida, norte da Bahia, as lentes de minha câmera conseguiram capitar a beleza da serra do Umbuzeiro, atrativo turístico do município de Paulo Afonso. Desse local onde pude fazer esse registro fotográfico, estávamos numa distância de quase 20 km de distância em linha reta.

Encantado, energizado, com mais bagagem na aprendizagem, no sítio arqueológico Circo Velho em Santa Brígida, fui descansar para ir conhecer o Raso da Catarina, que será outra experiência que contarei nas próximas reportagens.

PATROCÍNIO
  

   

   



Quer saber mais?
Acesse nosso portal de turismo

AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA SABER AGORA



FILHO MONSTRO
Um crime cruel abalou a cidade de Canhotinho, no Agreste de Pernambuco. Um casal foi abordado em sua residência por bandidos armados que anunciaram o assalto e na ação a mulher acabou sendo baleada e morreu no local, já o seu marido também foi baleado e socorrido ao Hospital da Restauração, no Recife. O corpo de Mineia Silva foi velado na tarde desta sexta-feira (10), na Igreja que o casal frequentava, de onde saiu no final da tarde com destino ao cemitério local. Uma multidão acompanhou o cortejo.

PENTE FINO
Até novembro do ano passado, o governo federal retirou 1,3 milhão de beneficiários do programa Bolsa Família devido a irregularidades no cadastro. De acordo com Ministério da Cidadania, o cancelamento de benefícios gerou economia de R$ 1,3 bilhão para os cofres públicos.

FATALIDADE
O menino de cinco anos que morreu após cair do quinto andar de um prédio em Guarujá, no litoral de São Paulo, é filho do jornalista Mendel Bydlowski, repórter esportivo da ESPN. A informação foi confirmada pela Polícia Civil ao G1 na noite desta sexta-feira (10).

PERIGO NA ESTRADA
O delegado de Polícia Civil Josinaldo Félix Ribeiro e a esposa dele tiveram o carro roubado e foram feitos reféns por dois homens armados nesta sexta-feira (10), em Riacho de Santo Antônio, no Cariri paraibano. Segundo informações da Polícia Militar, os suspeitos estavam armados com um revólver e uma pistola. As vítimas foram levadas e abandonadas na divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco, no trecho que dá acesso ao sítio Logradouro. O delegado e a mulher não ficaram feridos. A Delegacia Seccional de Polícia Civil de Queimadas, no Agreste da Paraíba, investigará o crime.

CELPE E PREFEITURAS
Nos próximos dias 13 e 14 de janeiro, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) vai promover em conjunto com a Celpe, reuniões em Recife e Caruaru para discutir assuntos relativos à iluminação pública. Na segunda-feira, dia 13, a reunião é na sede da Associação e estão convocados os prefeitos da Região Metropolitana do Recife, Mata Sul e Mata Norte. Já na terça-feira, dia 14, a reunião é no auditório da Caixa Econômica de Caruaru para os municípios das regiões do Agreste Central, Meridional e Setentrional. Ambas reuniões vão das 08h às 12h30.

REAJUSTE
Os aposentados e pensionistas do INSS que ganham mais do que um salário mínimo terão reajuste de 4,48% neste ano, acima dos 3,43% registrado no ano passado. O teto do INSS, valor máximo pago pelo instituto, deve ficar em R$ 6.101,06.

ABUSO DE AUTORIDADE
Polícias militares e civis de pelo menos 5 unidades da federação (São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), ouvidas pelo G1, deixaram de publicar em redes sociais, em páginas institucionais e de divulgar à imprensa fotos e nomes de suspeitos ou presos desde o dia 3 de janeiro, quando entrou em vigor a nova lei de abuso de autoridade.

AÇUDE DA MORTE
O Açude da Nação da cidade de Bom Conselho virou atrativo macabro, pois de um mês para cá, já registrou suicídios por afogamentos e tantas outras tentativas. O que fazer agora? Aterrar o açude não é a solução.

Bom Conselho e seu inverno 2024

Por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira, 09/07, a região sudoeste de Bom Conselho ficou assim, puta neblina. ...