No próximo mês de dezembro, a caverna dos Holandeses ou Buraco do Bulandim, completará 111 anos que foi descoberta pelo aventureiro e escritor, Carlos Vilela.
Muitos bonconselhenses ainda não conhecem esse atrativo turístico, que foi marco de um confronto sangrento entre negros fugidos e holandeses sob o comando do capitão João Blaer no ano de 1645. Isso ocorreu devido o fim da República dos Palmares. Mas ao passar 51 anos desse confronto, mais precisamente no anos de 1696, foi possível reorganizar as fazendas, inclusive, dando o início a história da terra de Papacaça.
Essa é principal porta de entrada para caverna dos Holandeses, onde facilmente pode-se ver a existência de caulim nas paredes das cavidades feitas pelos escravos que eram escravizados pelos holandeses.
Hoje, é fácil o acesso a caverna, já que tomamos para si a responsabilidade da sinalização que o ensina a chegar até esse ponto turístico e histórico de Bom Conselho se nenhuma dificuldade. A história é prolixa, exige-se muita pesquisa e estudo como estamos fazendo. No dia exato de aniversário de descobrimento da caverna dos Holandeses, faremos um documentário especial.
Até lá, acesse nosso portal de turismo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."