19 de julho de 2020

SERROTE DO VENTO: UM ROCHEDO GRANÍTICO QUE SURGIU ATRAVÉS DE ATIVIDADES VULCÂNICAS

O formação rochosa denominada de Serrote do Vento, localizada na região norte do município de Estrela de Alagoas, tem o formato de um PICO, é o principal atrativo turístico do município, que tem 264 km² de área. 
Nesse domingo, 19/07, diante do clima úmido que está frequente na região, consegui fazer imagem sensacional do Serrote do Vento encoberto por uma neblina, resultado da baixa camada de umidade.

O serrote do Vento é um rochedo Granítico com desgastes físicos e químicos devido ao intemperismo.
Algumas montanhas se formam pela atividade de vulcões. Outras montanhas são formadas por movimentos dentro da crosta da terra
Uma dessas teorias está ligada as placas tectônicas que explicam claramente a formação desse tipo de montanha

A superfície da Terra é dividida em partes enormes chamadas de placas, que se deslocam muito lentamente.

Quando descia os 300 metros da serra das Espias, zona rural de Palmeira dos Índios, agreste de Alagoas, pude fazer esse registro fotográfico, mostrando um dos lados que circula o serrote do Vento.
Nessa região, por exemplo, a vegetação em sua maioria, do tipo arbustiva. Existem ainda alguns focos de matas, onde pode-se encontrar madeiras de várias espécies e pastos naturais. Como o tempo, a vegetação nativa foi dando lugar a fruticultura a ao plantio de capins de tipos variados, para sustentação dos rebanhos.

PATROCÍNIO
BILICA01

Banner%2BNovo%2BFormato%2B2

Estilos%2B780X178

canal2
Apoio Cultural: Marcos Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."