Esse é o rio São Francisco após o paredão da Barragem da Hidroelétrica de Xingó/AL.
O assoreamento é um dos obstáculos que o Velho Chico tem encontrado quando entra no estado de Alagoas. Desse ponto sentido norte, tem ao menos 03 barragens (Xingó, Paulo Afonso e Itaparica), que represam as águas do rio da Unidade Nacional.
Esse trecho do rio São Francisco é apenas navegável. A rota do Cangaço começa em Piranhas e por embarcações pequenas ou de médio porte você pode chegar a Grota de Angico, já na zona rural de Porto da Folha/SE, local que há mais de 80 anos foram assassinados, Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros.
A vegetação arbustiva da caatinga estar por todos os lados. Esse trecho fica na tríplice fronteira que inclui os estados de AL/SE e BA. O grande atrativo natural é o rio São Francisco. Vale apena aventurar-se por essas bandas do Nordeste.
O rio São Francisco nasce em Minas Gerais e tem sua foz no município de Piaçabuçu, sul de Alagoas, quando se encontra com o Oceano Atlântico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."