O fortalecimento da agricultura familiar, por meio de uma série de estratégias, entre elas: oferta de crédito, estruturação da malha fundiária, inclusão de produtos do setor no mercado e ampliação da infraestrutura hídrica, representou 90,5% dos recursos das emendas impositivas do deputado Doriel Barros e das sugestões de realocações do orçamento do Governo do Estado para 2020, as chamadas emendas não-impositivas.
O parlamentar também dedicou valores para a melhoria de estruturas de saúde em equipamentos sociais das áreas urbana e rural; fomento à produção cultural, com destaque para a comunidade indígena Fulni-ô; e apoio à implantação de três planos de trabalho municipais.
“A nossa intenção foi utilizarmos, de forma estratégica, os recursos que temos disponíveis para emendas, mas sempre com um olhar especial para o campo, que é a base da nossa ação parlamentar.
Além disso, tivemos o cuidado de analisar o orçamento do Governo do Estado e percebermos em quais itens poderíamos realocar recursos para o campo”, afirmou Doriel Barros. Ele destacou que, por ter sido votado em todo o estado, foi fundamental buscar, dentro das ações necessárias ao meio rural, as que atendessem ao maior número de municípios e de trabalhadores e trabalhadoras.
O secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, comentou a decisão do parlamentar de direcionar uma parte dos recursos para iniciativas do órgão: \"As emendas propostas pelo deputado são um importante reforço para as ações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, que tem como prioridade o fortalecimento da agricultura familiar, desde o trabalho no campo até a comercialização da produção, passando pela melhoria da infraestrutura hídrica no Semiárido Pernambucano e pela ampliação da rede de feiras orgânicas em todo o Estado.\"
Dentro da proposta de Doriel Barros também há recursos para iniciativas do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado (Iterpe) e para o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
“O reforço à infraestrutura hídrica, à pesquisa e à extensão rural fortalece a produção do estado e o desenvolvimento econômico do campo. O deputado é um parceiro nessa caminhada”, avaliou o presidente do IPA, Odacy Amorim.
“Esses valores serão muito importantes para a estruturação do Iterpe, possibilitando a melhoria no atendimento dos agricultores familiares de Pernambuco.
Os funcionários do órgão e os agricultores agradecem o empenho do deputado Doriel Barros no fortalecimento da agricultura familiar do nosso estado”, destacou o diretor-presidente do órgão, Altair Correia.
As emendas impositivas, no valor total de R$1.888.400 só serão implementadas em 2020. Já as sugestões de realocação de recursos no orçamento do Governo do Estado foram no montante de 9 milhões de reais, mas ainda aguardam aprovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."