Nasceu na Itália o filósofo e poeta Nicolau Maquiavel, tido por muitos como louco, aliás, ainda hoje quem pensa diferente, desagrada aos senhores "ilusionistas do poder", ainda é tido como louco.
Nicolau Maquiavel foi um filósofo, historiador, poeta, diplomata e músico de origem florentina do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de ter escrito sobre o Estado e o governo como realmente são, e não como deveriam ser.
Maquiavel defendeu a tese de que para ser bem-sucedido, o governante deveria equilibrar a Virtude e a Fortuna a fim de assegurar seus interesses políticos e de poder.
Com isso, Nicolau Maquiavel promoveu a cisão entre Moral e Política tecendo sua célebre frase, onde pregava a ideia de que “os fins justificam os meios”.
Maquiavel viveu apenas 58 anos de idade, mas, deixou explicito, muito explicito que o tempo não apaga suas loucas sabedorias de pensamento.
Interessante, que já se passaram 492 anos de sua morte e a frase é uma realidade constante no nosso dia-a-dia. Quer ver isso acontecendo descaradamente? Visite os municípios do interior do Brasil.
Aqui no agreste meridional de Pernambuco, nem se fala...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Maquiavel nunca disse que os fins justificam os meios. E é bom procurar entender os conceitos de Virtú e Fortuna para não se enganar com oque entendemos hoje sobre virtude e fortuna.
ResponderExcluir