14 de novembro de 2019

É MUITO PERIGOSO QUERER LIBERTAR UM POVO QUE PREFERE O PÃO E CIRCO

Nasceu na Itália o filósofo e poeta Nicolau Maquiavel, tido por muitos como louco, aliás, ainda hoje quem pensa diferente, desagrada aos senhores "ilusionistas do poder", ainda é tido como louco. 

Nicolau Maquiavel foi um filósofo, historiador, poeta, diplomata e músico de origem florentina do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de ter escrito sobre o Estado e o governo como realmente são, e não como deveriam ser.

Maquiavel defendeu a tese de que para ser bem-sucedido, o governante deveria equilibrar a Virtude e a Fortuna a fim de assegurar seus interesses políticos e de poder. 

Com isso, Nicolau Maquiavel promoveu a cisão entre Moral e Política tecendo sua célebre frase, onde pregava a ideia de que “os fins justificam os meios”.

Maquiavel viveu apenas 58 anos de idade, mas, deixou explicito, muito explicito que o tempo não apaga suas loucas sabedorias de pensamento. 

Interessante, que já se passaram 492 anos de sua morte e a frase é uma realidade constante no nosso dia-a-dia. Quer ver isso acontecendo descaradamente? Visite os municípios do interior do Brasil.

Aqui no agreste meridional de Pernambuco, nem se fala...

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Maquiavel nunca disse que os fins justificam os meios. E é bom procurar entender os conceitos de Virtú e Fortuna para não se enganar com oque entendemos hoje sobre virtude e fortuna.

    ResponderExcluir

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."