Quem vai ao distrito mais populoso de Bom Conselho, Rainha Isabel, fundado pelo monsenhor Alfredo Pinto Dâmaso, no dia 19 de novembro de 1938, logo na chegada se depara com o cemitério Santo Antônio, único da comunidade de 10 mil habitantes. O cemitério fica vizinho a propriedade do empresário Rubens Ribeiro. Mesmo buscando várias fontes de pesquisa, não foi encontrada a data exata de quando o cemitério foi construído e quem o construiu.
O doador das terras na verdade, foi o fazendeiro Izidoro Gonçalves Barros, para construir o cemitério Santo Antônio. O senhor João Batista Tavares (foto), que faleceu em 1993 devido a CA no estômago aos 74 anos de idade, era o representante da fazenda do senhor Izidoro, ou seja, o senhor Batista recebeu a missão de informar a comunidade da época que o senhor Izidoro teria resolvido doar as terras para Santo Antônio, (isso era muito comum nas décadas passadas), eis o motivo de colocar nome no cemitério há 03 século passados.
O cemitério Santo Antônio, tem uma área de 02 tarefas ou 1.250 m². As terras para a construção do cemitério foi uma doação do saudoso Izidoro Gonçalves Barros. Sabe-se apenas que esse cemitério é centenário, surgiu antes que Rainha Isabel torna-se distrito. Hoje, segundo informes, já existe uma superlotação e se faz necessário uma ampliação no terreno...
Segundo informações, o cemitério é administrado por moradores da comunidade, tendo como responsáveis, Zezinha e Benício. Eles recebem uma gratificação dos proprietários dos túmulos, enquanto que o coveiro Aristeu, recebe um certo valor por cada cova escavada.
A energia usada no cemitério quem paga é a família do senhor Gonçalvinho, quando na verdade, deveria o poder público municipal assumir esse ônus. Para isso, basta apenas solicitar aos donos a doação oficial do terreno aonde estar o cemitério.
Através do professor Zé Gomes, morador ilustre do distrito de Rainha Isabel, tivemos a informação que cemitério Santo Antônio realmente foi construído no século XVIII. Prova disso é que existem uma catacumba com esse legado e chegou a pertencer ao sítio Araquari Velho.
A paróquia de Santa Isabel da Hungria é o cartão postal da comunidade do distrito de Rainha Isabel, que no início da sua história chegou a chamar-se de Princesa Isabel.
Como no estado da Paraíba tem uma cidade com esse mesmo nome, o monsenhor Alfredo Pinto Dâmaso (fundador), mudou o nome para Rainha Isabel.
No próximo dia 19/11, o referido distrito completa 81 anos de fundação e no dia 29/11, completa 71 anos que foi elevada a categoria de distrito pelo prefeito da época, coronel José Abílio, quando assinou a Lei de número 35.
CRONOLOGIA
Em 19 de novembro de 1938 Rainha Isabel foi fundada por monsenhor Alfredo Pinto Dâmaso.
Em 29 de novembro de 1948 Rainha Isabel passou a ser distrito.
Isso é história!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."