Nas rochas é fácil saber a qualidade do ar que estávamos respirando, pois, há espalhados nas rochas líquens das mais variadas cores, deixando o ar ainda mais limpo.
A Serra do Umbuzeiro, localizada no distrito do Riacho, é cenário para uma boa caminhada até o ponto mais alto de Paulo Afonso. O passeio envolve contato com a vegetação típica do semi-árido, belas formações rochosas de arenito, grutas, cavernas e pinturas rupestres. Do alto dos seus 500 metros, tem-se uma fabulosa visão em 360 graus do município de Paulo Afonso.
O trekking em si não envolve grandes dificuldades, mas o sol forte cobra o seu tributo exigindo do visitante: chapéu, filtro solar e muita água. Veja que o piso do platô e de boa parte da subida da serra é feito de argila com arenito, que forma uma casca endurecida como se fosse a de um cágado.
Quando se chega a esse ponto, já se marca 400 metros de altitude acima do nível do mar. Para os trilheiros o local serve como mirante que fica na metade da subida, proporcionando uma bela vista do lado oeste da serra.
Quando chove na região, a água deixa esse piso ainda mais enrijecido. A argila misturada com arenito faz a rocha ficar fortalecida e com o vento e as altas temperaturas, as rochas ficam impregnadas no solo e com formato de biscoitos assados no fogo.
A primeira metade da subida é muito quente porque o vento costuma vir do lado leste e a gente sobe pelo lado oeste. Para pegar menos calor é interessante ir cedo pois subirá com sombra, pois o sol estará do outro lado.
A área do município de Paulo Afonso é formada por planaltos e depressões, representada por solo cristalino e camadas sedimentares da Bacia Tucano-Jatobá. Entre os acidentes físicos encontram-se: Cachoeira de Paulo Afonso, com várias quedas – Croata, Véu da Noiva; o cânion do Rio São Francisco, que começa na Cachoeira de Paulo Afonso, entalhado em solos migmáticos pré-cambianos, arqueozóicos e a Serra do Umbuzeiro, no Povoado Riacho.
Antes de começar a subida da serra do Umbuzeiro, fizemos uma pausa após uma caminhada de 1 hora e 30 minutos. |
Há cerca de 40 km do centro de Paulo Afonso, encontra-se o local conhecido como Baixa do Chico, na divisa com o Brejo do Burgo, município de Glória. Ali existe um cânion seco de cerca de 12 Km, com curiosas formações de arenito - rochas sedimentares constituídas por areias aglutinadas por um cimento natural. O pico da serra chega a 515 metros, enquanto que a a base da serra tem 340 metros e a altitude a ser vencida no seu início é de 175 metros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."