27 de novembro de 2018

OS LUGARES QUE VOCÊ DEVERIA CONHECER. CADA VIAGEM, UM APRENDIZADO

Na cidade de São José do Belmonte, sertão do Pajeú de Pernambuco, os moradores se orgulham de ter um castelo que marca a história da cavalhada e ao mesmo tempo da Pedra do Reino Encantado. Dentro desse castelo, que ainda não foi concluída sua obra, há espaço para eventos de médio porte e cenários das cidades do ano de 30. Vale apena ir conhecer!

Maravilhoso anoitecer! No fim da tarde, início da noite fiz a travessia de Cabedelo para Lucena.  A balsa leva pouco mais de 20 minutos, os intervalos são de 30 minutos entre balsas, custa até R$ 25,00 para veículos tipo picape, apenas R$ 1,50 para passageiros avulsos. 

A BR-424 que faz ligação do agreste meridional com o sertão do Pajeú, proporciona para trafega por ela, lindas paisagens da caatinga pernambucana. Já no município de Caetés, você pode visualizar a Casa dos Ventos, um conjunto de torres que produzem energia eólica.

No centro de Triunfo, cidade localizada no sertão do Pajeú, existe o açude público, João Barbosa:, que foi construído no ano de 1850, possui 980 metros de diâmetro. Ao seu redor tem jardins, bancos e coreto. Há opção de você fazer um passeio de teleférico, atravessando o lago há 90 metros de altura, transformando a travessia ainda mais contagiante.

Início da subida da cachoeira do Poço Escuro, zona rural de Bom Conselho, localizada na região serrana, já na divisa de Pernambuco-Alagoas.

Conhecendo um dos engenhos da cidade de Triunfo, sertão do Pajeú de Pernambuco. Nesse local inicia-se todo o processo da cana-de-açucar até se transformar na cachaça.

As pedras do Reino Encantado está no município de São José do Belmonte e foram temas de livro de minissérie da televisão brasileira. Uma grande aventura chegar até lá!

Serra da Cachoeira Poço Escuro fica na região serrana de Bom Conselho. Entre vales e pequenas florestas você pode chegar caminhando até o pé dessa serra que é coberta por uma vegetação de caatinga. A serra é coberta por rochas sedimentares.

Entardecer no sítio Riacho da Luiza, zona rural de Venturosa. Nesse local tem um lajeiro que aglomera outras geoformas de rochas, tendo como por exemplo, a pedra da Embarcação.

Prainha de Pão de Açucar, fica no sertão de Alagoas. O velho Chico divide os estados de Alagoas e Sergipe com sua correnteza.
As viagens não foram recentes, mas, as lembranças são eternizadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."