No ano de 2015 foi construído um monumento em uma colina de 190 metros de altura em homenagem a Nossa Senhora de Montserrat. Segundo Jean Dantas (pedreiro da obra) Frei Bosco (idealizador da obra) estava em um belo dia na praça de repente ele teve uma visão em que o Santuário de Sra de Montserrat, teria que ser construído em Serrinha da Prata, e assim foi construído, em 30 de outubro de 2015 houve a inauguração.
O turismo religioso aumentou no Povoado de Serrinha da Prata por que tem chamado a atenção de todos que visitam pela primeira vez. O que falta é ajuda do poder público local, até por que as estradas de acesso, por exemplo, precisam de melhorias.
Em meio a vegetação da caatinga, encontramos durante a subida da Serra de Nossa Senhora do MontSerrat, uma frondosa jabuticabeira, cheia de frutos e proporcionando uma sombra maravilhosa.
A cada metro que você sobe na Serra de MontSerrat em Serrinha da Prata, vai-se descobrindo uma vista panorâmica encantadora.
Todas as fotos que fiz no decorrer da visitação ao Povoado de Serrinha da Prata, zona rural de Saloá, percebe-se o quanto esse lugar deve ser explorado turisticamente falando.
Diante das chuvas que caíram na região, o verde toma de conta dessa região serrana entres os municípios de Saloá, Iati e Bom Conselho. Essa imagem foi registrada de cima da Serra de MontSerrat que tem seus 540 metros de altitude à nível do mar.
Durante a Semana Santa, a via sacra e dramatizações religiosas, acontecem com um maior assiduidade com a presença do público local.
A atração da Serrinha da Prata está no turismo religioso, com suas varias capelas e dois eremitérios e um Santuário de Nossa senhora de Montserrat localizado no topo de uma colina de 190 m de altura e 780 m de altitude em relação ao mar.
O início do pôr do sol no cume da Serra de Nossa Senhora do MontSerrat, nesse tempo que tudo está verde devidos as chuvas que caíram meses atrás, deixa o ambiente muito mais especial.
A devoção a nossa Senhora de Montserrat é antiga, desde de 1911 em Serrinha da Prata. Essa Fé ficou mais intensa quando em 1911 ouve uma epidemia no povoado causando a morte de vários habitantes, com isso os sobreviventes fizeram uma promessa a nossa Senhora de Montserrat para acabar com a peste. Com a promessa realizada a peste foi extinta.
Para quem gosta de ter um contato direto com a natureza e fazer uma trilha à pé de pelo menos 30 minutos de caminhada, é recompensado com essa vista panorâmica sensacional.
Uma vegetação de caatinga, temperatura em torno de 30 graus na mata fechada, sentir o cheiro de mato, tudo isso transforma a subida da serra ainda mais fascinante.
Da janela do monumento de Nossa Senhora do MontSerrat, fiz essa imagem do início do fim da tarde desse domingo, 18/03. Confesso que é um lugar que você respira muita paz e encontro consigo mesmo.
O conjunto de serras deixa a região ainda mais bela. Vale apena fazer uma trilha à pé para você conhecer de perto essa beleza natural.
É nessa vegetação fechada que se percorre por meia-hora os 540 metros até chegar ao cume da serra onde foi construída o monumento em homenagem a Nossa Senhora de MontSerrat, em Serrinha da Prata na zona rural de Saloá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."