5 de fevereiro de 2018

O LIMITE DA JANELA É DO TAMANHO DO SEU PENSAMENTO E DO JEITO QUE SE VER AS COISAS

Casa de Taipa em Canindé do São Francisco, Sergipe
Essa casinha, que virou um museu à beira do Velho Chico, pertenceu a um coiteiro de Lampião.
A vida nos propõe momentos maravilhosos que devemos aproveita-los sempre da melhor maneira. Da janela dessa casa feita de barro, localizada às margens do Rio São Francisco, me trouxe grandes recordações, pois, já morei numa dessa durante minha infância. Essa casa é o verdadeiro retrato do sertanejo. Nessa casinha de Taipa, encontra-se para a visualização dos visitantes, um bom acervo de fotos que retratam toda a história de Virgulino Ferreira e suas aventuras dentro da caatinga nordestina.
Casa de Taipa, Sítio Velho, Santa Brígida, Bahia
Essa casa cravada no sertão da Bahia, pertence ao senhor Severo,
grande líder comunitário.
O sertão nordestino tem muita história a contar. Como um bom sertanejo, sou fascinado em construções desse tipo. Imagine que nessas construções, não havia recursos que a engenharia tem nos dias de hoje, porém, quem naquela época, conseguia ter uma casinha dessa para morar, já era considerado uma pessoa de sorte.
Na minha passagem pela Rota do Cangaço, descobri, segundo historiadores, que o Rei do Cangaço - Lampião, era acobertado na época por três tipos de "coiteiros", (coronéis, comerciantes e moradores que margeavam o Rio São Francisco).
PATROCINADORES PARA A VIAGEM A ROTA DO CANGAÇO









Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."