O BARRO QUE A CHUVA LEVOU

TAPAÇÃO DE BURACO COM BARRO VERMELHO
Continua o dilema dos buracos na Avenida Nova, por onde vai passar o desfile cívico de 7 de setembro. As crateras foram tapadas com barro vermelho, mas, com a chuva que caiu no dia de hoje, ficou ainda pior, pois com a passagem dos carros aumentou mais ainda a buraqueira.
Por quem a prefeitura local vai ficar esperando para definitivamente resolver o problema? Na última vez que tivemos um contato direto com o secretário de infraestrutura do município, cobrando agilidade no serviço, ele informou que estava faltando cimento para a realização da tapação de buraco. Vai ficar nesse encolhe-estica-puxa?

Paulo: foco na melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos

A busca pela melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos é um compromisso fundamental assumido pelo candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB). Durante entrevista ao programa Opinião Pernambuco, da TV Universitária, na noite desta quinta-feira (4), o socialista destacou pontos do seu programa de governo com esse objetivo. O postulante, que respondeu questionamentos dos entrevistadores e do público, detalhou ações para áreas estratégicas, como saúde, segurança, mobilidade e educação. Câmara também adiantou pontos que sinalizam o seu desejo de investir fortemente para que a máquina pública estadual possa, com um custo menor, ser dotada de ferramentas cada vez mais eficazes na prestação dos serviços à população. 
 “Aprendemos a transformar o gasto ruim em gasto bom, aumentando os investimentos que nos deram a possibilidade de mudar Pernambuco. E vamos continuar a fazer isso”, ressaltou Paulo Câmara, citando instrumentos como o Pacto Pela Vida, que garantiu uma mudança sensível na orientação das políticas públicas do Estado. “Avançamos muito e podemos fazer muito mais. Diminuímos a taxa de homicídios e vamos trabalhar com um foco na prevenção. Os nossos jovens terão ferramentas como o Compaz (Paulo construirá 20), para afastá-los do crack e garantir uma interação social, dando opções de lazer e cultura”, indicou.
O candidato da Frente Popular recordou que as experiências que acumulou nas secretarias de Administração, Turismo e Fazenda lhe permitiram enxergar a gestão estadual como um todo, mas sem esquecer detalhes fundamentais de cada área específica. Paulo Câmara pontuou que o aumento do investimento, que terá sua aplicação orientada pelo seu programa de governo, possibilitará a ampliação de ações realizadas pelo Governo e a valorização de servidores, a exemplo dos professores.     
“Buscaremos, ao longo dos próximos quatro anos, duplicar os salários dos professores. Para isso, vamos ter que buscar aumentar a nossa capacidade de investimento. Já fizemos isso. Sabemos como fazer. Pernambuco foi o primeiro Estado a garantir o pagamento integral do piso nacional dos professores. Agora, o desafio é remunerá-los melhor, capacitá-los melhor”, frisou Paulo Câmara, destacando o caminho que já vem sendo adotado pelo Governo do Estado. “Os alunos das escolas em tempo integral já garantem uma nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) melhor do que Santa Catarina, que tem as melhores notas do Brasil”, apontou.     
Paulo Câmara também mostrou disposição de cobrar junto ao Governo Federal o apoio necessário para a garantia de ações e investimentos que colaborem para o enfrentamento das dificuldades impostas em setores como a mobilidade urbana. O socialista lembrou que Pernambuco já fez a opção pela priorização do transporte público, com a construção de corredores exclusivos de ônibus. “No entanto, ainda precisamos de mais recursos, devido à grande concentraçãodos tributos na União. Com o apoio da futura presidente Marina Silva poderemos investir mais em mobilidade, sempre privilegiando o coletivo, como na questão da navegabilidade do Rio Capibaribe”, exemplificou o candidato da Frente Popular. 
Fotos: Wagner Ramos

Em visita ao Etepam, Paulo reforça compromisso com ensino técnico

 A ampliação da oferta de vagas no ensino técnico em Pernambuco é um dos compromissos assumidos por Paulo Câmara para a conquista de uma educação pública com mais qualidade. Em visita à Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães (Etapam), na manhã desta sexta-feira (5), o candidato da Frente Popular destacou que o Estado contará, a partir de 2015, com 40 unidades com esse perfil espalhadas em 34 municípios. Além das disciplinas do ensino médio tradicional, essas escolas oferecerão atividades relacionadas às vocações de cada região e aos novos empreendimentos que estão chegando a cada uma delas.
"O caminho para termos um Estado melhor, menos desigual e com mais oportunidades para o nosso povo é a educação. Não há outro! Por isso vamos investir muito nas escolas técnicas. Serão 40 beneficiando 50 mil estudantes em todo o Estado. Os alunos terão a oportunidade de cursarem disciplinas que os deixarão preparados para o mercado de trabalho", indicou Paulo Câmara, frisando que a capacitação técnica também fará parte do currículo de muitas das 300 escolas de ensino integral da rede estadual.
No entanto, Paulo Câmara ressaltou que o seu futuro governo não restringirá os investimentos no ensino técnico aos alunos. "Vamos ter um olhar especial também para os docentes. Teremos uma faculdade técnica para os professores, para que eles possam estar mais capacitados para desenvolverem uma educação diferenciada junto aos nossos alunos. Queremos e teremos professores e estudantes mais qualificados", apontou.
Essa qualificação diferenciada do corpo docente foi destacada pela estudante Raissa Kalil. Aluna do segundo ano no Etapam, ela afirmou que seus professores demonstram muita experiência e capacidade. "Tem muitos doutores e mestres aqui. É muito importante termos profissionais assim. Ficamos empolgados e certos de que vamos entrar no mercado de trabalho com muita capacidade de disputar vagas", exaltou.
O aluno David Victor de Melo, do terceiro ano, fez questão de ressaltar que os estudantes do ensino técnico também têm a oportunidade de aprender uma língua estrangeira. O que lhes permite participar do Programa Ganhe o Mundo. "Eu mesmo estudei espanhol e tive, através do programa, a possibilidade de passar seis meses na Espanha", revelou, completando: "Foi uma experiência humana única. Aprendi muito em todas as áreas. Não só no ensino". Paulo Câmara ampliará as vagas do Ganhe o Mundo de 1,6 mil para três mil. "Mais alunos terão a oportunidade de viver essa experiência transformadora, de viajar para outro país e ter contato com outra cultura", pontuou o socialista.
Crédito: Wagner Ramos.

#Ablogpe2014 “Mídia Alternativa Foi Superada, Aqui Está O Futuro Do Jornalismo”, Indaga Zé Gomes.

Candidato do PSOL encerra série de entrevistas com os candidatos ao Governo de Pernambuco

Encerrando a agenda de entrevistas com os candidatos a Governador de Pernambuco, fechamos a pauta com o postulante Zé Gomes - do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). A sabatina foi realizada nesta quinta-feira (04/9) pelos seguintes Blogs escalados: Giro Mata Norte, Elias Garçon e Menu, Leo & Cia, Vicência Net e Bom Jardim PE.
As entrevistas aconteceram na sede da Associação dos Blogueiros de Pernambuco (AblogPE), numa ação pioneira no País, tendo em vista que os candidatos ao Executivo estadual foram entrevistados pela primeira vez na história pelos blogueiros e transmitido ‘ao Vivo’ pela internet.
Jose Gomes de Sa Neto tem 35 anos de idade, solteiro, natural de Recife, tem como ocupação a função de Técnico em Contabilidade, Estatística, Economia Doméstica e Administração. Pretende ser governador de Pernambuco ofertando como principal proposta de seu programa de governo, O "fim da apartheid na educação em Pernambuco, todos os estudantes matriculadas terão a acesso as mesmas condições e estruturas educacionais" assim como a "Reorganização do Consórcio Grande Recife (antiga EMTU) pela perspectiva dos usuários do sistema, VLT no lugar do BRT e bilhete único" dentre outros.
Em suas considerações iniciais o candidato Zé Gomes chamou atenção para um fato preocupante, observando que o crescimento econômico de Pernambuco é uma realidade constatada mais que deixou para trás os índices de desenvolvimento social, do qual, segundo o postulante tanto se precisa de atenção em Pernambuco, mesmo constatado o desenvolvimento no campo econômico, onde Pernambuco cresce mais que o país, este fica prejudicado no pós-copa com todos os altos investimentos feitos pelo Estado deixando todos os detalhes negativos da copa ofuscados pelo já previsto sucesso operacional e desportivo do evento diante da maciça carga de investimentos colocados em prol desse fim.  
Um dos pontos negativos da Copa do Mundo do Brasil que fica, segundo Gomes, é o enorme “Elefante Branco” que a Arena Pernambuco construída erroneamente também com verbas publica em contra partida a promessa do governo de não colocar dinheiro publico na Copa, por se tratar de um evento privado.



Mobilidade
O candidato defende a ideia que o sistema “BRT” que ainda não foi integrado ao sistema em vigor, já chega ultrapassado tendo em vista que no outros estados já se discutem a implantação dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), colocando o atual projeto em vigor em desvantagem quando o assunto é o custo benefício se mostrando negativo com as questões ambientais onde o BRT polui mais e, portanto, por alguns outros motivos encarecem mais as nossas contas.  
Saúde & Educação
Gomes promete revisar e focar na melhoria do sistema de saúde do Estado melhorando a tabela de salários e diminuindo a carga horaria dos profissionais afins.
Já quando assunto é educação, Zé critica fortemente os modelos atuais de escolas alegando ser necessário finalizá-los para criação de um novo sistema que suporte e atenda a demanda de alunos de Pernambuco e que as promessas do atual candidato apoiado pelo ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em universalizar o sistema de ensino integral nas escolas é furada, uma vez que as unidades de escolas modelos existentes não comportam a demanda total de alunos matriculados, sendo necessários investimentos de ampliação e modernização das escolas tradicionais e isso em curto prazo fica inviável financeiramente.
Mas deixa claro que existe a necessidade do retorno do foco do governo na equiparação salarial dos profissionais da educação aposentados com os ativos assim como nos demais órgãos públicos.

CALENDÁRIO

A “AblogPe” encerra seu calendário de entrevistas com os candidatos a Governador de Pernambuco com a certeza do dever cumprido. Nessa ação de prestação pública realizada com o intuito de sermos o mais novo meio de comunicação a levar ao conhecimento dos eleitores um pouco mais daqueles que pretendem governar o nosso Estado.

Os entrevistados foram convidados a participar das sabatinas conforme o cronograma, resultando na seguinte agenda.


No dia 14/8, em respeito ao luto da morte de Eduardo Campos a entrevista com o postulando Zé Gomes (PSOL), precisou ser adiada para o dia 04/9.

No dia 19/8 Jair Pedro (PSTU), por motivos desconhecidos não compareceu a sede da AblogPE, acarretando no que já havia sido alinhado com as acessórias de todos os candidatos salientando que na falta do entrevistado ele perderia a vez, caracterizando renúncia tácita, assim como, no caso das entrevistas que estavam agendas para começar exatamente as 19:00h tendo como tolerância mínima de atraso até as 19:30, não devendo passar das 20h.
















SERVIÇO

AblogPE entrevista pela Web candidatos ao Governo de Pernambuco

Transmissão ‘ao Vivo’ pelo canal do youtube.com/ablogpe

Face: /ablogpe
Twitter: /ablogpe
#ablogpe2014

DOCA DO GUINCHO MORRE AOS 77 ANOS DE IDADE

O empresário de Palmeira dos Índios, Pedro Gonçalves Moura, 77 anos, faleceu na madrugada desta sexta-feira (05).
Pedro Gonçalves mais conhecido como “Doca” estava internado no Hospital Arthur Ramos em Maceió, há cerca de um mês devido complicações de diabetes e problemas cardíacos.
Doca era natural de Major Izidoro e radicado em Palmeira dos Índios. Atualmente estava aposentado, mas comandava sua empresa de guincho com os filhos Paulinho e Pedrinho. O empresário deixa nove filhos.
O corpo está sendo velado no Campo Santo Parque do Agreste, às margens da BR-316, o sepultamento será neste sábado, 06/09, às 10 horas no cemitério São Gonçalo.
Foto e texto: Grazziane Duarte

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO HOSPITAL REGIONAL SANTA RITA

Ilmo. Senhor.(a)
Em vista das últimas declarações públicas do senhor Prefeito pondo em dúvida a eficiência da atual gestão do Hospital Regional Santa Rita e a honestidade e idoneidade moral de seu Provedor, optamos pela elaboração desta nota de esclarecimento divulgando o resultado da auditoria realizada pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS-Ministério da Saúde.
Solicitamos seu apoio e solidariedade nesta luta em defesa da justiça e da preservação deta importante instituição, patrimônio de Palmeira dos Índios e de todo Estado de Alagoas.
Atenciosamente,
Roberto Salgueiro
Provedor
EIS A NOTA NA ÍNTEGRA
AUDITORIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE ESCLARECE A VERDADE
O HOSPITAL REGIONAL SANTA RITA, vem a público prestar esclarecimentos em decorrência das afirmações proferidas pelo Prefeito de Palmeira dos Índios.
Inicialmente, é necessário esclarecer que o Hospital Santa Rita não recebe nenhuma ajuda financeira diretamente da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios. Os recursos são enviados pelo Ministério da Saúde, ao Fundo Municipal de Saúde, e a Prefeitura é obrigada a repassar os recursos até o 5º dia útil após serem creditados.
Em decorrência das irregularidades nos repasses dos referidos recursos o Hospital Santa Rita passou a enfrentar diversos problemas financeiros, o que levou o Hospital a solicitar providências da Secretaria Estadual de Saúde por meio do Ofício n. 130/2014-PRV, protocolado no dia 26 de junho de 2014.
 Uma vez ciente do pleito a Secretaria Estadual de Saúde determinou a realização de uma Auditoria para apurar a veracidade dos fatos, gerando o Relatório de Visita Técnica n. 4883 do Departamento Nacional de Auditoria SUS, conforme documento anexo.
Na Auditoria, os Auditores do SUS constataram uma dívida da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios com o Hospital Santa Rita no total de R$ 1.287.732,01 (um milhão, duzentos e oitenta e sete mil, setecentos e trinta e dois reais e um centavo) referentes aos meses de abril e maio de 2014.
Quanto à utilização dos recursos repassados obrigatoriamente ao Hospital Santa Rita, é importante dizer que o hospital realiza anualmente 75.000 consultas, 2.200 partos, 3.300 internações de clínica médica e pediatria, 1.700 cirurgias, 19.000 exames de radiologia, além de exames laboratoriais, internamentos em UTI Geral e Neonatal, mamografias, tomografias, ultrassonografias e hemodiálises totalizando 142.000 (Cento e quarenta e dois mil) atendimentos por ano.
O Hospital Santa Rita tem uma despesa mensal média de R$ 1.700.000,00 dos quais R$ 1.050.000,00 são utilizados no pagamento de seus 450 funcionários e médicos ficando os R$ 650.000,00 restantes para compra de medicamentos, material de limpeza, manutenção de equipamentos, lavanderia, refeições de pacientes e todos os demais itens essenciais ao pleno funcionamento da empresa.
A direção do Hospital Santa Rita não tem nada a esconder. A contabilidade desta instituição está inteiramente disponível aos interessados em consultá-la.
As ofensas pessoais dirigidas ao Provedor ou a qualquer funcionário serão solucionadas nas instâncias competentes.
O Hospital Santa Rita é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos que há 63 anos presta serviços à população de Palmeira dos Índios e região. O compromisso dos gestores, dos médicos e funcionários em geral é continuar atendendo a todos e lutando pelo Hospital Santa Rita, patrimônio do povo de Palmeira dos Índios.

O MEU VOTO NÃO É DE CABRESTO

Nos últimos dias, esse blogueiro viajou por várias regiões do estado de  Pernambuco, e como um bom virginiano, que é observador e detalhista, pude ver enquanto dirigia meu carro, que nas entradas das cidades sempre tinham a mesma frase, que dizia: "prefeito fulano de tal vota assim, vereador fulano de tal vota assim", etc., ou seja, pelo que entendi, as tais autoridades insinuam que o povo daquela localidade votem do jeito dele. Até aí, tudo bem, querer que o povo acompanhe seu estilo de votar, mas, querer colocar de "goela abaixo" seus pretensos candidatos, são outros quinhentos. Eu, particularmente, voto do meu jeito. Meu voto é independente e consciente. Sou eleitor de Bom Conselho e de Pernambuco. Sei em quem vou votar e quem não vou votar, não me vejo na obrigação de acompanhar candidato de ninguém, até por que o voto é livre. Quem quiser seguir o "voto de cabresto", que siga, mas, comigo a pisada é diferente. Vou continuar sendo um eleitor independente.
O País somente será melhor, quando as pessoas aprenderem a vota conscientemente. Nosso estado somente será melhor, quando as pessoas aprenderem a votar pela razão e não pela emoção. Enfim, Seu voto é a única arma que poderá fazer a diferença para que tenhamos um estado livre e soberano. Pense nisso!

A FRASE DO DIA

Essa é minha opinião e ponto!

Aglaílson: "Apoio Paulo com sangue, suor e lágrimas"

Mais uma vez, o apoio de um socialista anunciado pela chapa de oposição não encontra respaldo na realidade. Nesta quinta-feira (4), o ex-prefeito de Vitória de Santo Antão e ex-deputado estadual, JoséAglaílson (PSB), encontrou-se com Paulo Câmara (PSB) e confirmou seu compromisso com sua candidatura ao Governo do Estado, pela Frente Popular de Pernambuco. "Tivemos uma conversa muito boa. Ele me falou do seu compromisso com Vitória e das ações que pretende fazer pelo município; na Saúde, Educação, geração de empregos. Não há qualquer dúvida sobre de que lado estou. Apoio Paulo com sangue, suor e lágrimas", garantiu, depois de receber o correligionário em sua casa.
Aglaílson disse nunca ter declarado apoio ao candidato do PTB, como foi anunciado pelo oposicionista. "Eles me procuraram e nós conversamos. Mas não declarei apoio em momento algum. Eu disse que ia conversar com minhas bases políticas, meus aliados em Vitória, e daria uma resposta depois", explicou o ex-prefeito.
O encontro desta quinta-feira foi marcado pela emoção, especialmente quando ambos lembraram do ex-governador Eduardo Campos, falecido em 13 de agosto. "Conversamos bastante, sobre Vitória e sobre Pernambuco. E, quando ele falou da responsabilidade de seguir o trabalho de Eduardo, lágrimas me vieram aos olhos. Ele foi muito bom para nosso município; fez muito pelo Estado crescer e se desenvolver. Era um grande amigo. Nada mais correto que seja substituído pelo grande homem que é Paulo Câmara", avaliou José Aglaílson.
ASSESSORIA PSB

Feira Agro Pedagógica de Garanhuns

Nós, Professores de Práticas Agrícolas, juntamente com os Estudantes da Educação de Jovens e Adultos Destinada às Populações do ...