SE É PARA O BEM DE BOM CONSELHO, EU FICO!


Dr. Washington Azevedo
Sec. de Governo e Agricultura
Continua sim, no Governo do Povo. Depois de uma semana de muito disse-me-disse, o secretário de governo e agricultura, Dr. Washington Azevedo, permanece firme e forte fazendo parte da administração da prefeita Judith Alapenha. A oposição que estava torcendo para que o nobre secretário saisse do governo, ficou apenas no desejo. Não podemos esquecer que Washington está na relação dos secretários que tem resultados positivos no Governo do Povo. Seja como secretário de governo, seja como secretário de agricultura. O que realmente aconteceu é que ele, Dr. Washington, pediu para sair, por que estava incontente com algumas coisas, mas, depois de um bom diálogo com a prefeita, permanecerá contribuindo com o desenvolvimento de Bom Conselho através do Governo do Povo. A programação da Expoleite deverá ser divulgada nesta segunda-feira pelo secretário ou pela prefeita Judith Alapenha. Pelo menos a programação já foi fechada neste feriado de 7 de setembro. Vamos aguardar mais novidades.

7 DE SETEMBRO EM TEREZINHA FOI ASSIM...

O prefeito Alexandre Martins, a secretária de educação, professora Ana Lúcia e o deputado estadual, filho da terra, Isaias Régis, estiveram abrilhantando o desfile cívico de 7 de setembro. Muita gente bonita, professores, coordenadores, diretores e alunos estiveram irradiantes com a maneira que o desfile foi apresentado para o grande público.
A primeira dama do municipio de Terezinha, senhora Valquiria, ao lado do esposo, prefeito Alexandre Martins, prestigiaram o desfile do filhote Andrei. Orgulho para os pais e avós e toda familia, Andrei, desfilou como gente grande, mostrando entusiasmo e popularidade.  
As crianças que estiveram desfilando deram um show à parte. As escolas contaram um pouco da história do surgimento de Terezinha através e banners, cartazes e figurinos. Tudo bem elaborado.
O vice-prefeito Arnóbio Gomes, ladeado de Alisson Martins (sec. de governo) e de Edmilson que faz parte do Governo Quem Ama Cuida, estiveram prestigiando o desfile de 7 de setembro. A prefeitura montou uma grande estrutura para dar vida ao momento civico na cidade.
A Câmara de Vereadores de Terezinha esteve sendo representada pelos vereadores, Tinoco (primeiro da esquerda) e o presidente Reginaldo Bezerra (bigodão), vereador do PTB terezinhense, no desfile na tarde desta quarta-feira, no centro da  cidade. Foi mais uma festa para todos.
Uma multidão mais uma vez se juntou em praça pública na tarde deste 7 de setembro. Todas as 25 escolas do município estiveram participando do desfile cívico. De parabéns os professores, diretores, coordenadores, alunos, pais, secretaria de educação e todos aqueles que de alguma forma contribuiram com o sucesso do desfile. Outra vez o orgulho de ser terezinhense esteve estampado no rosto de cada morador da cidade e da zona rural.

PROFESSOR DA UFPE ESCREVE PARA O BLOG DO POETA

Email enviado por: Heitor Scalambrini Costa - Prof. da Universidade Federal de Pernambuco
Há 23 anos, a cidade de Itacuruba localizada no meio da caatinga pernambucana foi inundada pelas águas do Rio São Francisco para a construção da barragem de Itaparica. Os moradores foram transferidos para a nova Itacuruba, uma espécie de cidade cenográfica a cerca de 481 km de Recife, com uma população de pouco mais de 4 mil habitantes, vivendo quase que exclusivamente dos empregos que a Prefeitura Municipal oferece. Na área rural plantam para sobreviver feijão, cebola, tomate e melancia.
A Itacuruba de hoje se encontra situada no Sertão do Moxotó de Pernambuco, no sub-médio São Francisco na micro-região de Itaparica. Com 8° 48' de latitude sul, 38° 41' longitude oeste, e altitude 316 m; a cidade possui uma área de 437 km², tendo seus limites geográficos ao Norte com a cidade de Belém do São Francisco; ao Sul com a cidade de Rodelas na Bahia; ao Leste com a cidade de Floresta; e a Oeste novamente com a cidade de Belém do São Francisco. Pertence ao semi-árido pernambucano, com uma temperatura média anual de 27°C, cujo acesso é realizado pelas rodovias BR 232, BR110, PE 360, BR 316 e PE 422.
Minha visita a Itacuruba se deu em função da proposta de instalação de uma usina nuclear naquela região, e o interesse em conhecer o local, seu povo, sua gente, e o que pensam de tal empreendimento. Nesta oportunidade o que também me chamou a atenção foi a promessa de a cidade abrigar um centro de pesquisas astronômicas.
No papel é um projeto ambicioso proposto para ser um verdadeiro diferencial do segmento turístico-científico, e no desenvolvimento da astronomia no nordeste. A promessa com este projeto seria de tornar a cidade uma referência no turismo pedagógico, e assim atrair alunos e professores de vários estados, dinamizando sua economia. O local escolhido está situado a oito quilômetros da cidade, no Morro da Serrinha, em uma área de 5 ha. O acesso é por meio de uma estrada não asfaltada, que se encontra extremamente prejudicada pelo processo de erosão em vários trechos. Não há sinalização que oriente o visitante até o local, o que tornou necessário a ajuda de um nativo da cidade para ser nosso guia.
O estudo sobre a cidade abrigar um centro de estudos astronômicos ocorreu por iniciativa do Observatório Nacional (ON), e começou a ser desenvolvido em 1996. A escolha de Itacuruba foi pelos baixos índices pluviométricos que apresenta, pela pouca poluição luminosa noturna, e pela excelente transparência do ar. Além da instalação do Observatório Astronômico Automatizado (OAA), está planejado o observatório solar, e a instalação do telescópio magnético, este subordinado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O que verificamos nesta visita é uma situação bem diferente do que é propagandeado e anunciado na mídia. Existe atualmente no local duas construções, espaçadas e não muito distantes entre si (uns 500 metros), completamente abandonadas, cujas obras estão interrompidas desde 2008. Uma situada na parte mais alta, com uma visão panorâmica sobre toda região, aparentando ser o local para abrigar o telescópio principal, cujo prédio foi construído em uma base sólida que compreende o lajedo natural da serra. Já a outra construção situa-se na entrada da área, aparentando ser uma edificação destinada ao acolhimento dos visitantes. Quando de minha visita em 27/8/2011, as estruturas de alvenaria de ambas as construções necessitavam de manutenção, e contavam com vegetação crescente nos seus entornos e nos interiores.
Em outro local totalmente cercado, dentro desta área maior está localizado o OAA e uma construção de apoio. O projeto do ON, cujo nome formal é IMPACTON (Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteróides nas Cercanias da Terra do Observatório Nacional) está em funcionamento desde o inicio deste ano. Não é aberto a leigos, nem a turistas, já que se trata de uma construção destinada à pesquisa cientifica.
Com a construção do OAA, avalia-se a trajetória de asteróides e cometas que possam atingir a superfície da Terra, e integra o Programa Internacional de Observação e Monitoramento de Quedas. Este telescópio permite que os astrônomos digitem a posição do céu que querem olhar no teclado do computador, é automaticamente o telescópio é direcionado. Faz imagens daquele ponto, e em pouco tempo o cientista recebe o resultado na tela do computador. Seu trabalho é estudar aquilo que o telescópio enxergou no espaço. Essa nova forma de observação permite, por exemplo, que um astrônomo que esteja no Rio de Janeiro possa enviar seu pedido ao centro de observação de Itacuruba sem estar lá. A ordem vai pelo computador e a resposta também vem por ele.
Mesmo com as obras do complexo astronômico paralisadas desde 2008, já nesta época as autoridades municipais e estaduais anunciavam que estavam praticamente prontas, restando apenas alguns detalhes para abrir totalmente à visitação pública. Em 5/2/2011 o governador do Estado esteve em Itacuruba, com toda pompa, e com a população nas ruas assinou convênios e deu ordem de serviços para diversas obras, inclusive prometendo (mais uma vez) apoio ao projeto do observatório. Também em recente reportagem no DP de 27/3/2011, novamente promessas foram requentadas, sendo agora afirmado pelos gestores públicos que a conclusão das obras deve ocorrer até dezembro de 2012.
Mais uma vez se repetem as promessas dos governantes (semelhante a que está sendo feito para justificar e obter o apoio da população para a construção da usina nuclear) com as palavras mágicas de trazer o progresso para a região, gerar emprego e renda. Ilude-se toda uma população já tão sacrificada, desestimulada e depressiva, como se constatou em recente trabalho investigativo do jornalista Eduardo Machado publicado no Jornal do Comercio intitulado “Itacuruba: a terra dos deprimidos” (JC 21/08/2011), desnudando a real situação do município, onde mais de 1/3 da população adulta toma medicamentos psicotrópicos para amenizar a depressão, e onde o número de suicídios na cidade ultrapassa em 4 vezes a média nacional.
A decepção e frustração por promessas não cumpridas são grandes, e lamentavelmente usadas como instrumento de marketing político dos governos municipal, estadual e federal. Não só a população local, mas também os cidadãos e as cidadãs deste Estado estão indignados com as obras inacabadas que se arrastam indefinidamente, como a do Observatório de Itacuruba.
QUEREMOS AGRADECER AO NOBRE PROFESSOR POR LER ESTE BLOG E PARTICIPAR COM SEU E-MAIL DE GRANDE VALIA. SERÁ UM PRAZER RECEBER TEXTOS BEM ESCRITOS E RICOS EM CONTEÚDO COMO ESSE DE VOSSA SENHORIA.
BLOG DO CLAÚDIO ANDRÉ O POETA

PREVIDÊNCIA MUNICIPAL FARÁ RECADASTRAMENTO A PARTIR DO DIA 12/09


Francilene Leite
Gerente do Fundo de Previdência/BC-PE
O FUNDO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO, CONVOCA todos os Servidores Públicos Municipais Aposentados e Pensionistas da Prefeitura de Bom Conselho para realizarem o recadastramento junto a este órgão, que será realizado de 12 a 30 de setembro de 2011, nos horários compreendidos entre as 8h e 12h e 14h e 17h, na Sede da Previdência Municipal.
O recadastramento dos servidores, de que trata o presente edital será organizado pela letra inicial dos nomes dos beneficiários, ficando estabelecido da seguinte forma:

APOSENTADOS
Letras iniciais A, B, C e D - 12/09/2011
Letras iniciais E, F, G, H e I - 13/09/2011
Letras iniciais J - 14/09/2011
Letras iniciais J e L -  15/09/2011
Letras iniciais M - 16/09, 19/09, 20/09 e 21/09/2011
Letras iniciais N, O, P e Q - 22/09/2011
Letras iniciais R, S, T, U, V, X e Z - 23/09/2011

PENSIONISTAS
Letras iniciais de A a L -  26/09/2011
Letras iniciais de M a Z - 27/09/2011

RETARDATÁRIOS 
Dias 28/09/2011 e 29/09/2011

O dia 30/09/2011 será destinado aos beneficiários residentes no município que não podem se locomover até o Fundo de Previdência para realizar seu recadastramento. Estes devem comunicar com antecedência aos responsáveis pelo recadastramento o motivo da impossibilidade de sua locomoção, deixando endereço e telefone para que a pessoa responsável pelo recadastro se dirija à residência desse beneficiário.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
No ato do recadastramento o servidor deverá apresentar cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade; 01 foto 3x4; CPF; título de eleitor; Carteira de Trabalho; Certidão de casamento e/ou averbação da separação judicial, divórcio; Registro de nascimento e cartão de vacina (filhos entre 0 e 6 anos); Registro de nascimento e declaração da escola (filhos entre 7 e 14 anos); Carteira habilitação (se motorista); Carteira de Reservista; Comprovante com nº do PIS/PASEP (que não seja contracheque); Comprovante de endereço; Carteira de registro profissional; Carteira de Identidade e CPF do cônjuge e dependentes.
O servidor público municipal que, deixar de se recadastrar no prazo estabelecido no referido edital, terá suspenso o pagamento dos seus vencimentos, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.
Bom Conselho, em 08 de setembro de 2011.
Francilene Leite Cavalcante
Gerente de Previdência

DE QUEM É A CULPA? DA PREFEITURA OU DA COMPESA? A POPULAÇÃO QUER UMA RESPOSTA.

Adriano Galvão
Ger. Compesa/BC-PE
A Compesa em Bom Conselho que tem como gerente, Adriano Galvão (foto), conseguiu resolver o problema de um vazamento na rua sete setembro, mas, não conseguiu recuperar as crateras existentes em frente ao Ministério Público. Já sei, alguém vai dizer que responsabilidade da prefeitura. E por que nenhum, nem outro resolve o problema? Será que teremos de presenciarmos um acidente naquele local, para aparecer algum tipo de solução? As ruas sete de setembro e Manoel Borba, estão prontas para qualquer raly. Por que os problemas de Bom Conselho só são resolvidos na pressão? A população grita desesperada por uma resposta, que as autoridades falem e façam.

BOM CONSELHO TEM O HOMEM-JABOTICABA

Homem-jaboticaba
Este é o homem-jaboticaba de Bom Conselho. Você advinha quem é? Pois bem, a falta de exercicio físico muitas vezes transforma as pessoas. Como nossa cidade tem várias particularidades, essa é mais uma. Nestas andanças a procura de notícias e acontecimentos, nos deparamos com esta figura da terra de Papacaça. Impressionante que ele é mais um defensor do anonimato. Seria ele seguidor do Zé Carlos do Blog A Gazeta Digital que defende tanto o anonimato? No diálogo que tive com esta criatura, nos disse que até a eleição de 2012, vai se vestir assim, para não declarar o seu voto. Pode um negócio desse?

BANDA FASCÍNIO É ASSALTADA ANTES DE SHOW

A população da cidade de  Messias –AL,  que aguardava o show da banda de forró Fascínio, acabou frustrada já que a banda teve que cancelar o espetáculo por um motivo inusitado, o ônibus que levava os músicos foi assaltado. O ônibus da banda, que tem a maioria de seus integrantes morando em Arapiraca, passava por um trecho da BR-104, na noite de ontem, entre as cidades de Branquinha e União dos Palmares quando oito homens em dois veículos, uma moto e um carro abordaram o ônibus. Os assaltantes desceram apontando armas e obrigaram o motorista a parar em um canavial, durante o assalto foram levados quase R$ 10 mil reais em dinheiro e cheque provenientes do pagamento de um cachê. Instrumentos Musicais e objetos pessoais dos integrantes da banda como notebooks, carteiras, jóias e celulares também foram levados.

7 DE SETEMBRO: PRÁ COMEMORAR OU REFLETIR?

7 de setembro de 1822 - 7 de setembro de 2011, passados exatos 189 anos de independência do Brasil. Segundo, relatos históricos, o povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou. Ora, ora, continuamos ou não vivendo essa realidade? Hoje é um dia de apenas comemorar ou de questionar-se? Somos realmente independentes? É bem verdade que, quem luta contra os mal-feitores de gravatas, corruptos e ilusicionistas da politica, automaticamente poderá virar um mártir como Tiradentes, Chico Mendes, Dora Stang e tantos outros anônimos. Para finalizar, ainda existe sentido de manter o civismo e nosso país? Acreditar em certos mitos da história da independência, é utopia. Pense nisto!

Bom Conselho e seu inverno 2024

Por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira, 09/07, a região sudoeste de Bom Conselho ficou assim, puta neblina. ...